Assim como as demais plataformas, a HBO Max sabe que os filmes tem o poder de aproximar ainda mais o público nerd dos seus interesses. Desta forma, temos dentro dela alguns dos mais icônicos longas nerds já vistos em todos os tempos, mostrando que há conteúdo indispensável para quem se considera um.
Separamos essa lista com aqueles que todos devem assistir ao menos uma vez, com conteúdo de qualidade e que permanecerá nas memórias e coração do público por anos. Que tal abrirmos o aplicativo e dar o play em qualquer um deles a partir de agora?
10 – Matrix
Podemos passar horas discutindo qual dos quatro filmes da franquia são os melhores ou piores, mas vamos ser sinceros? Nada tira o trono do Matrix original. Com ideias revolucionárias para a indústria dos cinemas, cenas impressionantes, tecnologia de ponta para a época e um dos primeiros a debater a tecnologia da forma como temos hoje, ele é superior a diversos outros filmes até hoje e não temos nada que se compare à obra. Assistir é mais do que indispensável, é obrigatório se você gostaria de entender melhor como ele influenciou toda uma mídia nas décadas seguintes.
9 – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
Trazendo o embate final entre as forças de Aragorn e Sauron, o filme tem a difícil tarefa de finalizar com louvores uma franquia premiada e que carrega um imenso legado em suas costas. Enquanto uma guerra é travada entre as forças das sombras contra a Terra-Média, Frodo tenta dar um fim ao Um Anel dentro da Montanha da Perdição junto ao Sam. Porém, nada disso ocorrerá de forma fácil e seu desfecho prova que essa é uma das maiores adaptações dos livros de Tolkien já criadas até aqui. Nem mesmo O Hobbit atingiu o impacto que este filme alcançou, assim como a série da Amazon vai diferenciar para evitar comparações.
8 – Harry Potter e a Pedra Filosofal
Este é um dos filmes que, caso você não tenha assistido, recomendo que pare tudo que esteja fazendo e vá assistir de imediato. Harry Potter e a Pedra Filosofal alavancou milhões de jovens e famílias aos cinemas para conferir as aventuras do bruxo mais famoso do mundo por uma década. Durante este tempo, rimos, nos emocionamos e vimos magias impressionantes conforme a tecnologia do cinema crescia ainda mais. É um dos filmes mais icônicos da sociedade moderna e julgo ser impossível não se encantar com todos os detalhes apresentados na telona.
7 – O Esquadrão Suicida
Se você não viu nenhum filme do DCEU nem se interessa por este universo de super-heróis, não tem problema. James Gunn dirigiu o filme ideal para quem não entende nada disso e para os caçadores de referências, mostrando que dá sim para trabalhar ação e bom humor com a presença de vários personagens em tela. Porém, cuidado! Se você for um nerd menor de 18 anos, é bom consultar a classificação indicativa porque ele também tem muito sangue, cabeças rolando e fraturas expostas. Um show de horrores, do jeito que a vilania gosta.
6 – Duna
A nova adaptação de Denis Villeneuve para o livro Duna não trouxe apenas vários astros para a aventura galáctica e desértica. Ela também mostrou que mesmo um conteúdo tão antigo ainda consegue ser bastante atual, principalmente ao mostrar que sempre haverá tiranos em busca de vantagens e esperança para se sobrepor a qualquer tipo de situação. Com sequências icônicas, um cenário magnífico e atuação de ponta, é impossível não se envolver com a aventura e seus personagens.
5 – My Hero Academia: Heroes Rising
Como nem todo o público geek vive apenas de live-action, temos bons filmes animados para quem busca um bom entretenimento. No setor de animes, My Hero Academia: Heroes Rising traz um grande estágio para a turma 1-A da academia de super-heróis. Eles estão cuidando das necessidades de toda uma ilha enquanto protegem a população de lá. Porém, uma grande ameaça começa a surgir e sem a ajuda dos professores e dos profissionais, apenas eles podem deter o grande perigo. Se não formos citar o “World Mission”, o filme que estreou no ano passado, este foi um dos materiais mais recentes do anime e traz grandiosas cenas de combate que fã nenhum ousaria botar defeito.
4 – Liga da Justiça de Zack Snyder
Poxa, cá estou eu indicando um filme de 4 horas para os fãs afundarem no sofá enquanto acompanham uma aventura digna da Liga da Justiça. É cheio de slow motion? Sim. Muda muita coisa da história? Não. Porém, é um belo alívio ver que aprofundaram os personagens de forma justa antes de colocar todos em ação conjunta nas telas. Ainda que existam várias ressalvas para esta produção, ela fez história e é uma conquista dos fãs para ver um material que devia ter saído desta forma aos cinemas do mundo todo. Tanto que ele é responsável por um novo movimento online pedindo para manter essa realidade, algo que a Warner e a DC devem estar refletindo até agora.
3 – Space Jam: O Jogo do Século
Vamos ser sinceros aqui, apesar do atual filme de Space Jam não ser algo muito louvável, seu antecessor era tão simples quanto. Porém, nada substitui o clássico jogo onde Michael Jordan e Pernalonga entram em quadra para enfrentar alienígenas no basquete. Com o futuro dos próprios Looney Tunes e do planeta Terra na reta, a única opção deles era vencer e para isso tem de passar um longo treino para conquistar a vitória. O tempo acabou mostrando que reunir atores com desenhos animados naquela época foi uma tecnologia datada, mas clássico não se discute e que você deveria reservar um tempinho para acompanhar ao menos este. Se terminar e não estiver cantando “C’mon and slam…” junto, reassista.
2 – Godzilla VS Kong
Apesar de termos todo o Monstroverso por trás desse embate, algo que nos faria voltar para 2014, assistir ao filme Godzilla VS Kong de forma isolada não significaria perder muito do conteúdo e pode até ser um gatilho para visitar os demais longas. Nele vemos um embate entre os dois titãs enquanto uma nova ameaça começa a ser criada pela humanidade. Com alguns rounds, cenas magníficas e com direito às várias cenas de destruição de cidades, este foi o ápice da franquia e não tem filme recente que tenha impactado tanto nesta proposta. Se você ignorar o núcleo humano da trama, ele fica melhor ainda, diga-se de passagem.
1 – Resident Evil: O Hóspede Maldito
Pode chiar à vontade, a adaptação da franquia Resident Evil aos filmes não foi de todo ruim. Mostrando todos os elementos clássicos da franquia como zumbis, invasões em laboratórios, criaturas bizarras e muita tecnologia, O Hóspede Maldito fez uma legião de fãs completamente alternativa aos que conhecemos dos games e os atraiu para conhecerem mais do que os jogos tinham a oferecer. Uma situação de ganho dos dois lados não é para se jogar fora e eles conquistaram mais cinco filmes para finalizar a sua grandiosa saga. Muitos não gostaram, mas não o torna menos clássico que os demais que estão aqui.
Veja mais em Listas!