Muito além de criaturas alienígenas hostis, a pior ameaça nos filmes espaciais que selecionamos está na solidão e no isolamento social. Os longas trazem uma representação prática do que seus personagens experimentam diante do vazio, focando na psique humana.
Existem muitos filmes que tratam da solidão em si. Mas talvez os que mais chegam próximo do momento atual na nossa sociedade sejam aqueles filmes espaciais, cujos personagens não podem sair de seu confinamento ou ficam perdidos em outros planetas.
São narrativas que destilam o silêncio quase letal e o estar alheio em uma nave olhando o mundo pela janela. É justamente nestes contextos que os protagonistas entram em metamorfose visceral.
Os filmes abaixo são óperas espaciais e ficções científicas líricas ou com humor ácido, que retratam a claustrofobia, a solidão e… a linha tênue entre a sanidade e a loucura.
Filmes espaciais para entender o efeito psicológico da quarentena
Solaris (1972)
O famoso psicólogo Dr. Kris Kelvin é enviado para uma estação espacial que orbita o planeta dominado pela água chamado Solaris. Na missão, ele deve investigar a misteriosa morte de um médico e os problemas mentais que acometem a tripulação.
Com Kelvin, vamos constante nos questionar sobre o que é realidade ou obsessões reprimidas.
A ficção científica dramática russa, dirigida por Andrei Tarkovski, é baseada no romance de mesmo nome do escritor polonês Stanislaw Lem.
2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)
Nesta sinfonia da ficção científica baseada no homônimo livro de Arthur C. Clarke, temos uma meditação sobre tecnologia e humanidade, adaptada para o cinema por ninguém menos que Stanley Kubrick.
Na trama, cientistas a bordo de uma missão espacial buscam a origem de um artefato misterioso na superfície lunar com a ajuda do supercomputador inteligente H.A.L. 9000.
Perdido em Marte (2015)
Após um acidente em Marte, um astronauta é considerado morto e deixado para trás pela sua tripulação. Agora, sozinho em meio ao planeta vermelho, ele busca uma maneira de lidar com a solidão e voltar para casa.
O longa é baseado no conto de mesmo nome, escrito por Andy Weir.
Aniara (2018)
O longa apresenta uma viagem bucólica e com existencialismo lancinante de uma tripulação rumo à uma colônia espacial em Marte. Quando a viagem é interrompida, os passageiros devem encontrar apoio emocional em seus companheiros e dentro de si mesmos.
Essa é uma adaptação do poema sueco “Aniara”, escrito por Harry Martinson em 1956.
Gravidade (2013)
Dra. Ryab Stone, uma engenheira médica brilhante, embarca em sua primeira missão em um ônibus espacial ao lado do astronauta veterano Matt Kowalsky. Após um acidente, os dois ficam amarrados um ao outro orbitando a esmo na escuridão.
Lunar (2009)
Após servir em uma expedição solitária durante uma missão espacial, o astronauta Sam Bell espera finalmente o retorno para casa. A solidão ajudou ele a refletir sobre seu passado e a superar sérios problemas de raiva. Em meio ao isolamento, e perto de voltar para casa, fortes dores de cabeça e alucinações colocam em prova a sanidade de Sam.
High Life (2018)
Um tripulante chamado Monte e sua filha recém-nascida são os últimos sobreviventes de uma missão espacial nos confins do Sistema Solar. À medida que o mistério do que aconteceu com a tripulação é revelado, pai e filha devem confiar um no outro para sobreviver enquanto a nave se aproxima de um buraco negro.
Stranded: Naufrágos (2001)
A primeira missão para Marte é interrompida por um acidente. Com o capitão morto, cinco astronautas devem sobreviver em meio a falta de comida e eletricidade enquanto aguardam o resgate da Terra, que deve levar mais de 2 anos.
Um sci-fi espanhol para se aventurar fora da caixinha das ficções científicas norte-americanas.
Love (2011)
Um astronauta passa anos sozinho em uma estação espacial que orbita a Terra, depois de perder a comunicação com Houston. Neste contexto, ele passa o tempo realizando manutenções na nave, praticando exercícios, assistindo mensagens antigas e lendo um diário de um soldado da guerra civil americana de 1864.
Interestelar (2014)
A vida na Terra está ameaçada. Com o objetivo de salvar a humanidade, uma equipe de exploradores espaciais assume a missão mais importante da história: viajar além da Via Láctea para descobrir um possível planeta que pode ser colonizado pelos humanos no futuro.
Dark Star (1974)
Nesta comédia ácida, John Carpenter faz uma paródia de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.
A trama acompanha uma equipe de astronautas que recebem a tarefa de explodir planetas com formas de vida inadequadas, a fim de tornar o universo seguro para a raça humana.
O filme começou como um projeto estudantil do diretor e, posteriormente, foi expandido para uma produção de longa-metragem.
Corrida Silenciosa (1972)
Após o fim de toda a vida botânica na Terra, o ecologista Freeman Lowell cuida de uma estufa em uma estação espacial para preservar várias espécies de plantas para as gerações futuras.
Acompanhado de uma pequena tripulação e assistido por três robôs, Freeman e suas máquinas companheiras fazem o necessário para manter a vegetação intacta, após receberem uma ordem de destruição das plantas.
Leia também:
25 Filmes sobre vírus devastadores
14 Filmes pós-apocalípticos muito melhores que Bird Box
20+ Filmes para chorar até desidratar
Os 50+ melhores filmes histórias reais
20 Filmes de terror dirigidos por mulheres
Um guia os filmes do Studio Ghibli
Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)
Distopias para entender a realidade
Os filmes originais da Netflix que valem a pena
16 importantes filmes sobre a escravidão
Os 28 melhores filmes com reviravoltas impressionantes
Os 23 melhores e mais arrepiantes filmes de terror recentes
12 Filmes de Comédia para você rachar o bico
12 filmes sobre solidão para pensar sobre a vida
10 filmes sobre felicidade para alegrar (ou apertar) o seu coração
17 excelentes filmes desconhecidos para você curtir