Há 50 anos, Neil Armstrong dizia a frase histórica: “the Eagle has landed”. A missão Apollo 11 é uma das conquistas mais importantes que ainda fascina a humanidade e exemplo do que o homem é capaz de alcançar.
No dia 20 de julho de 1969, Armstrong, comandante da missão, tocava seu pé esquerdo em solo lunar, marcando a primeira vez da história que o homem pisou na Lua.
Acompanhado de seus parceiros tripulantes Michael Collins, piloto do módulo de comando, e Edwin “Buzz” Aldrin Jr, piloto do módulo lunar, eles embarcaram em uma missão bem-sucedida até o satélite terrestre.
Aproximadamente 1 milhão de pessoas assistiram nas orlas da Flórida o lançamento do foguete no dia 16 de julho, na plataforma de lançamento do Centro Espacial John F. Kennedy.
O projeto Apollo da NASA teve início em fevereiro de 1966. A primeira viagem tripulada até a Lua estava marcada para 1967, mas não aconteceu devido a um incêndio na plataforma de lançamento durante um teste no mesmo ano, que matou três astronautas que fariam um voo suborbital.
Nos anos seguintes, outras missões do projeto buscaram ajustar o equipamento que levaria o homem enfim à Lua.
O foguete Saturno V, um dos mais potentes e pesados já criados, conduzia o que era a Apollo 11: o Columbia, um conjunto de módulo de comando, e o emblemático módulo lunar Eagle. Veículos fundamentais para a viagem espacial.
Considerado a chave para exibir poder nacional, especialmente sobre a Rússia durante a Corrida Espacial, o programa Apollo conquistou o marco histórico.
Graças ao arquivo de mídia da NASA, podemos revisitar este momento histórico através de fotografias. Se destacam, principalmente, as fotos tiradas pelos próprios tripulantes durante a viagem espacial.
São imagens que narram um momento que foi, nas próprias palavras do Armstrong:“um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade”