O visual “sagging” – aquela marca registrada dos anos 90 em que as calças ficavam caídas, popularizada pela cultura hip-hop – está de volta. Mas agora, em vez de depender de um cinto folgado ou de calças mal ajustadas, a Balenciaga trouxe uma solução pronta para usar: o modelo “Layered Jeans in Black”.
É literalmente um “sagging instantâneo”. Trata-se de um jeans duplo em denim preto, costurado sobre um tecido vermelho de techno poplin. Criado para o desfile da coleção Primavera/Verão 2025 da marca (Look 10), a peça usa a técnica artística do trompe l’œil (“enganar o olho”, em francês) para criar a ilusão de duas calças separadas com cinturas diferentes – quando na verdade é uma única peça. O resultado? A aparência de que o jeans está prestes a cair, mas sem esse risco.
A cintura real é um cós elástico de moletom, completo com cinco passantes para cinto, cinco bolsos, pernas flare (estilo boca-de-sino) e o detalhe essencial do sagging: o cavalo baixíssimo. É uma releitura peculiar, já que as calças boca-de-sino já estavam fora de moda quando o sagging surgiu nas ruas.
Mas se você está pensando em aderir a essa “obra-prima pré-caída”, prepare o bolso: o modelo custa nada menos que US$ 1.950 nos EUA. E claro, esteja pronto para virar cabeças – e provavelmente ouvir algumas risadinhas – por onde passar. Afinal, não é todo dia que se vê alguém usando um jeans que parece estar caindo… mas na verdade está perfeitamente no lugar.





Veja mais sobre design.