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Sebastian Siemiatkowski, CEO que substituiu humanos por IA agora se arrepende amargamente

A Klarna, empresa sueca de “compre agora e pague depois”, está aprendendo da pior maneira que inteligência artificial nem sempre é a solução perfeita. O CEO Sebastian Siemiatkowski, que há pouco mais de um ano orgulhava-se publicamente de ter substituído 700 atendentes humanos por chatbots, agora enfrenta prejuízos de US$ 99 milhões no primeiro trimestre de 2024, mais que o dobro do mesmo período em 2023.

A queda livre acontece logo após a empresa adiar seu esperado IPO nos EUA, que chegaria a valorizá-la em US$ 15 bilhões.

O tom triunfalista de Siemiatkowski mudou radicalmente: em entrevista recente à Bloomberg, ele admitiu que “sempre haverá espaço para humanos” no atendimento ao cliente, reconhecendo que a aposta excessiva em IA não deu os resultados esperados.

Mas não espere um mea culpa completo. Enquanto tenta acalmar investidores preocupados, o CEO ainda defende a tecnologia, afinal, os bots permitiram reduzir 40% da força de trabalho.

Tanto que, em uma ironia digna de nota, um avatar de IA do próprio Siemiatkowski conduziu recentemente a apresentação de resultados da empresa, segundo o Financial Times.

O caso da Klarna reflete um crescente ceticismo em relação à substituição de humanos por IA. A Duolingo, por exemplo, enfrentou uma enxurrada de críticas após anunciar planos de substituir tradutores humanos por algoritmos.

Porém, especialistas alertam que os problemas da Klarna vão além da IA:

  • Inadimplência recorde nos EUA (US$ 136 milhões em calotes)
  • Impacto da guerra comercial de Donald Trump
  • Queda geral no consumo

A empresa afirma que está “monitorando de perto o cenário macroeconômico”, mas a lição já está clara: automatizar tudo pode ser um tiro no pé. Enquanto isso, os clientes seguem sofrendo com atendimentos robóticos e respostas pré-fabricadas, exatamente o tipo de experiência que fez a Klarna perder terreno para concorrentes mais humanizados.

No mundo real, ao que parece, ainda não existe IA que substitua completamente o bom e velho atendimento humano. 

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Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

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