Arte Moda

Jaqueta inspirada no Oasis esgota em minutos e derruba site da loja

A rede Lidl entrou de cabeça na onda britpop com uma jaqueta que misturou homenagem e caos em igual medida. Lançada no dia 9 de julho, a peça chamada “Lidl by Lidl” é uma paródia fashion ao estilo clássico de Liam Gallagher, especialmente sua famosa jaqueta Berghaus. Vendida por £30 (cerca de US$ 40), a peça, que é uma jaqueta inspirada no Oasis, chegou às lojas pouco depois do início da tão aguardada turnê de reunião do Oasis, em Cardiff, e como já era esperado, desapareceu dos estoques quase imediatamente.

A página do produto foi ao ar às 10h da manhã e, em poucos minutos, virou um pandemônio. Muitos consumidores relataram falhas no sistema, problemas de pagamento e dificuldades para finalizar a compra. Houve quem comparasse a experiência à de tentar comprar ingressos para um show lotado. Um fã resumiu o caos: “Foi mais difícil que conseguir ingresso pro Oasis.”

O burburinho se explica, em parte, pelo design irreverente da jaqueta, recheado de detalhes bem-humorados. Entre as surpresas, ela traz bolsos térmicos para bebidas, um zíper que também funciona como abridor de garrafas e até um pandeiro escondido no interior, uma clara referência às performances de Liam no palco. Para completar, a manga leva o logotipo da Lidl em destaque, fazendo piada com o momento em que o casaco original de Gallagher foi comparado ao uniforme da rede de supermercados.

Para comemorar o lançamento, a Lidl revelou ainda um mural de 9 metros de altura perto do estádio Etihad, em Manchester, celebrando os 30 anos da rede no Reino Unido e também os 30 anos do álbum Definitely Maybe, do Oasis. Manchester, claro, é também o próximo destino da turnê Live Forever da banda. Toda a renda arrecadada com a venda da jaqueta será destinada à instituição de caridade NSPCC, dando ao lançamento um viés solidário que dialoga com o momento cultural.

Apesar da venda-relâmpago, a peça reapareceu rapidamente em sites de revenda, com preços chegando a ultrapassar £200, mais de seis vezes o valor original. A movimentação deixou muitos fãs frustrados, especialmente por se tratar de um produto lançado para fins beneficentes. A Lidl, por sua vez, pediu que o público fique atento a possíveis relançamentos e lembrou que a proposta da jaqueta era ser uma brincadeira, não um item de especulação.

E quem ficou sem o casaco, ainda teve com o que se consolar. O Oasis aproveitou a nostalgia da semana e lançou uma nova edição em vinil de (What’s the Story) Morning Glory?, ampliando ainda mais o clima de revival. Com todo esse alvoroço em torno do merch e da turnê, está claro que o “efeito Gallagher” continua tão forte quanto sempre foi, assim como a paixão dos fãs.

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Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

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