O que há na troca de olhares entre um ser humano e um animal? Como os entendemos e como eles nos entendem? Estas são algumas das reflexões que inspiram o trabalho do fotógrafo britânico Tim Flach.
Tim é fascinado por essa linha tênue que separa os seres humanos de outros seres vivos, e seu objetivo é provocar um impacto nas pessoas ao contemplarem a imagem de um animal.
A postura e olhares capturados nos retratos da diversidade presente na fauna, envolvem o espectador em uma experiência sensível.
O fotógrafo estreita nossas relações com diferentes espécies, sugerindo que há algo humano por trás de seus aspectos e comportamentos, sejam nas expressões ou características.
Na foto abaixo, por exemplo, ele exibe a palma da mão de um orangotango, colocando em questão sobre o que nos difere dos primatas.
Tim descreve o ato de fotografar esses animais como um privilégio, pois há sempre uma compreensão maior sobre eles e um aprendizado sobre diferentes realidades.
Com estúdio em Londres, o fotógrafo já publicou cinco livros, nos quais dedica temas diferentes a cada um deles . “Birds”, o mais recente, deve ser publicado até 2020.
Seja para simplesmente observar as belezas das peculiaridades das espécies ou para mergulhar em reflexão, vale a pena conferir a galeria completa lá no site do fotógrafo e acompanhá-lo no Instagram. Seu talento e sensibilidade no olhar são uma porta aberta para compreendermos os tipos de vida que nos acompanham pelo planeta.
Abaixo você confere algumas imagens da série fotográfica “Mais que Humanos”.