A nova temporada de A Casa do Dragão chegou na HBO e na plataforma de streaming Max, dando sequência aos fatídicos eventos que ocorreram no season finale anterior. Com a tensão entre os Targaryen crescendo cada vez mais, Aemond ataca Lucerys e acaba matando o jovem filho de Rhaenyra com seu dragão. Isso vira o principal gatilho de algo ainda maior que está sendo construído.
Todo o capítulo gira no que ocorre logo após esta morte, tanto do lado da própria Rhaenyra e de seus aliados quanto em Porto Real – com Alicent Hightower, seus filhos e todas as nuances que o seu castelo carrega consigo. Com um capítulo cheio de detalhes, vamos destrinchar alguns sobre o que ocorreu e seus desdobramentos abaixo.
O retorno da A Casa do Dragão
É importante mencionar que a volta não se intimidou com o peso da série, com A Casa do Dragão mantendo poucos momentos impactantes ou trazendo alguma ação de fato. O clima de “pré-guerra” é de extrema tensão e isso se mostra uma crescente cada vez maior durante cada minuto. Um conflito é inevitável, as coisas logo vão desandar para os dois lados…então, como se preparar?
Além deste clima de descontrole sobre o próprio rumo desta batalha, algo que eu achei que foi ressaltado – mais de uma vez – foi a falta de respeito por completo em relação às principais personagens desta história: Rhaenyra e Alicent. Não da produção em si, mas digo dos demais membros de sua mesa em geral. Ambas têm vozes, mas não são mais altas do que a dos demais.
Alguns exemplos disso em A Casa do Dragão podem ser vistos com Daemon, não esperando sequer Rhaenyra voltar de seu luto para arquitetar uma vingança com suas próprias mãos e sendo freado por uma que creio ser uma das mentes mais lúcidas de toda a produção. Outra é Aemond matando o próprio sobrinho e sequer sendo punido por seus atos, além de vários membros da corte desrespeitando a figura de Alicent – como o próprio rei, seu pai e Larys.
Tudo isso faz parte da narrativa onde elas são o “rosto” da guerra, mas a batalha seguirá muito além do que as duas controlam. E é este desrespeito às suas ordens e estratégias que causará ainda mais mortes no “Fogo e Sangue”. É uma disputa pelo trono e isto traria um inevitável conflito, mas provavelmente sem uma morte desleal a Lucerys e a outro membro da família Targaryen.
Sendo bem honesto, eu gostei do primeiro capítulo de A Casa do Dragão e acredito que ele seja bem importante para nos guiar até estas batalhas de proporções épicas. O que ocorre em Porto Real e na Pedra do Dragão já foi orquestrado e tudo que vimos desempenhará algum papel dentro desta nova temporada.
A guerra está nas nuances
Algo que me deixou bem surpreso neste episódio 1 foi a quantidade de nuances que a série trouxe logo em sua estreia. Os perigos de além da Muralha, as visões de Helaena sobre o futuro (“não me preocupo com os dragões, mas sim com os ratos”), a falta de tato de Aegon com o trono e suas particularidades…tudo abre um cenário ainda maior, mesmo que todos nós saibamos que eles não serão aprofundados aqui.
O foco de A Casa do Dragão será a guerra entre os Targaryen, mas o que a narrativa e a produção fazem é mostrar que ainda há muito a ser explorado neste universo. O uso de frases, de cenários, abordagem de alguns personagens e tudo mais revelam a complexidade deste universo e em como Game of Thrones e a atual série exploraram isso de forma tão superficial.
Não, caro leitor, não estou dizendo que estas séries são levianas e que trouxeram pouco da mitologia e dos grandes momentos que mereciam um foco. Só digo que existe ainda mais elementos, muitos que nem serão sequer remexidos para dar mais destaque – e no quanto isso seria merecido para aprofundar mais as relações entre as famílias, o próprio “mundo” e seus elementos mais místicos também.
Agora, só nos resta aguardar para saber quais serão os próximos passos desta jornada e como os eventos vistos aqui se desdobrarão nos capítulos seguintes. Porém, algo é certo: o retorno triunfal só garante que teremos um grande embate entre as famílias e ainda mais sangue será derramado enquanto ambas buscam o “seu trono” por direito.
A segunda temporada de A Casa do Dragão está sendo exibido pela Max todo domingo, a partir das 22h (horário de Brasília). Veja mais em Críticas de Séries!