Cientistas converteram em áudio a “música magnética” emitida pela Terra quando é atingida por uma tempestade solar através de dados da missão Cluster, da ESA, composta por quatro naves na órbita terrestre que investigam o magnetismo do nosso planeta.

O som é resultado de ondas geradas no campo magnético – o ‘escudo’ que protege diariamente o planeta das ondas solares. A tempestade solar é a erupção de partículas eletricamente carregadas e emitidas da atmosfera do Sol que atingem o planeta.

Os dados do Cluster Science Archive, que abriga tudo o que a missão Cluster já coletou durante quase duas décadas, foram analisadas em um estudo conduzido pela ex-pesquisadora do ESA, atualmente da Universidade de Helsinque.

Foi constatado que as sondas passam repetidamente pelo foreshock – a primeira região que as partículas solares encontram quando uma tempestade solar atinge o planeta. No início da missão, entre 2001 e 2005, a sonda passou por seis dessas colisões de partículas, e registrou as ondas que foram geradas.

A “música magnética” da Terra quando é atingida por uma tempestade solar
Impressão artística de uma tempestade solar atingindo o foreshock. A Terra é o ponto preto da esquerda protegido pela “bolha” do campo magnético

Quando convertidas em áudio, as ondas produzem um som digno de efeitos sonoros usados em filmes de ficção científica.

A Terra emite uma “música” de tom mais baixo, com uma única frequência dominante, quando não há tempestade. Mas quanto mais forte é a tempestade, mais alto e complexo é o som emitido pelo planeta, porque a onda entra em uma rede complexa de frequências mais altas quando atinge o foreshock.

Ouça a “música magnética” da Terra quando é atingida por uma tempestade solar

Compare com o som emitido quando não há tempestade.


Leia também: O som das galáxias: NASA converte foto do Hubble em áudio | Teoria de Kepler será transformada em música

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin