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A nostalgia é o combustível em Earthion

Com os recursos da Terra esgotados e o meio ambiente em colapso, a maior parte da humanidade fugiu para Marte. Mas quando invasores hostis iniciam um ataque ao planeta Terra, não há outra escolha: é hora de contra-atacar. Na pele da pesquisadora ambiental Azusa Takanashi, você vai pilotar a avançada nave de combate espacial YK-IIA e liderar o contra-ataque mais importante da história da humanidade. Perder não é uma opção!… essa é a trama de Earthion, mais novo jogo da Ancient, desenvolvido em parceria com a Bitwave Games e publicado pela Limited Run Games.

Arte promocional de Earthion

Desde o primeiro momento a sensação é de estar jogando um jogo de Mega Drive/Genesis. Até o logo inicial simula o clássico logo da SEGA. Os efeitos sonoros das opções da tela de início são os mesmos de Streets of Rage. E quando o jogo então inicia de fato, a trilha sonora empolgante não deixa dúvidas que trata-se do lendário compositor de Streets of Rage: Yuzo Koshiro! Pra completar, a configuração gráfica padrão do jogo simula uma antiga TV de tubo (CRT e proporção 3:4).

E a nostalgia não para por aí. Earthion foi lançado para as plataformas modernas (Switch, PS4/PS5, Xbox One, PC), mas ele foi realmente projeto pensando no Mega Drive e o cartucho será lançado em 2026! Sendo considerado nesse caso um aftermarket game, um jogo que é lançado fisicamente para um console após o período de suporte e licenciamento oficial do console ter terminado.

Mensagem de Yuzo Koshiro e Trailer de Earthion.

A nostalgia se completa com um elemento muito comum na geração 16 bits e raríssimo hoje em dia: password! No caso de Earthion a password é obtida quando o jogador termina o jogo e permite começar um novo jogo com os upgrades que conseguiu na última “run.”

Elementos novos

Os ícones das armas vão ficando na tela quando o jogador atinge o limite de slots. Isso permite até mesmo que o jogador vá “empurrando” esses ícones para ir trocando de armas até o final da fase.

Ao contrário do habitual em shoot’em ups, o jogador não perde as armas quando morre, as armas têm sua própria barra de vida.

Talvez o elemento mais complexo seja a obtenção de upgrades ao passar de fase. Para tal, é necessário obter um adaptation pod, que tende a surgir próximo ao fim de cada fase. Ele vai ficar no local de uma das armas, ou seja, é necessário que o jogador sacrifique uma das armas, e termina a fase com esse adaptation pod para poder escolher um upgrade.

Alguns pequenos pontos fracos

Earthion possui um challenge mode. Mas ele serve apenas para tentar bater recorde de pontuação. Não acrescenta em nada no jogo.

Fator replay baixo. Elementos que surgiram com o tempo em outros shoot’em ups como caminhos alternativos entre as fases, liberação de outras naves, aumentariam a vontade de jogar mais vezes. Mas talvez a falta desses elementos tenha sido intencional para manter a essência o mais old school possível.

Show de opções

No menu de pausa os extras dão acesso ao protótipo e 3 demos.

Além disso, é possível personalizar totalmente o som e a imagem. As opções de imagem chegam a ter a opção “TV de tubo detonada”. Impossível ser mais saudosista do que isso!

Esses fatores somados são tudo o que o jogador precisa para embarcar em uma jornada muito desafiadora, com nível de dificuldade elevado, como um bom shoot’em up deve ser.

Shoot’em up

Shoot’em up (também conhecido como shmup) é um gênero de videogames de jogos tiro. Traduzido literalmente para o português seria “atire neles”. No shoot’em up, o jogador normalmente controla uma nave ou aeronave sozinha, dispara em diversos inimigos e desvia de ataques. Não há consenso sobre os elementos centrais do gênero, pois alguns incluem apenas naves espaciais enquanto outros aceitam personagens a pé e uma variedade de perspectivas. O gênero exige reflexos rápidos e memorização dos padrões dos inimigos.

A origem exata do gênero ainda é controversa. Spacewar! (1962), é apontado como o precursor. Mas Space Invaders (1978), já apresenta perspectiva e direção definidos, caracterizando melhor os elementos que viriam a ser definidores do gênero.

O gênero tem inúmeros jogos, mas duas IPs se destacam: R-Type e Gradius.

Ancient Corp.

A Ancient Corp. é uma desenvolvedora japonesa de videogames sediada em Tóquio. Foi fundada em 1990 pelos compositores Yuzo Koshiro, Ayano Koshiro e Tomo Koshiro. A empresa é mais conhecida por seu trabalho em Streets of Rage 2, Beyond Oasis, a série Protect Me Knight/Gotta Protectors e as versões de 8 bits de Sonic the Hedgehog.

Primeiro jogo (1991): Sonic the Hedgehog.

Jogo mais recente antes de Earthion (2021): Royal Anapoko Academy.

Yuzo Koshiro

Primeiro trabalho (1986): Xanadu Scenario II.

Trabalho mais recente (2025): Shinobi: Art of Vengeance.

Yuzo Koshiro esteve recentemente na Retrocon 2025.

Makoto Wada

Primeiro trabalho (1999): Shemue.

Trabalho mais recente (2025): Earthion.

Trailer de data de lançamento de Earthion.

Análise dos elementos que constituem a obra

A avaliação foi feita jogando a versão de Playstation 5.

Gráficos: Gráficos perfeitos para a proposta: um jogo de Mega Drive. Ainda assim o jogo disponibiliza diversas opções de gráficos, permitindo ao jogador customizar e editar os mínimos detalhes.

Trilha sonora: Trilha sonora excelente do lendário Yuzo Koshiro, que mostra que continua sendo o mestre do Chiptune e Synthwave. A trilha sonora casa perfeitamente com a empolgação e frenesi esperados de um bom shoot’em up. Destaques para Dawn of Earthion e Return to Blue Skies.

Efeitos sonoros: Assim como com gráficos, efeitos perfeito para a proposta: um jogo de Mega Drive. Ainda assim, faltou um pouco de clareza na diferenciação do som dos tiros das diferentes armas a disposição do jogador.

Jogabilidade: Controles responsivos, permitindo o nível de reflexos que são exigidos no gênero. Mesmo considerando as opções de dificuldade, apresenta dificuldade razoavelmente elevada, como esperado no gênero.

Prós e contras

Prós: Gráficos, trilha sonora e jogabilidade.

Contras: O funcionamento dos upgrades, com o uso de adaptation pod, é um pouco confuso de entender no começo. E durante o jogo falta uma opção para voltar para o menu inicial. Baixo fator replay.

Nota (0-10)

Gráficos: 9

Trilha sonora: 10

Efeitos sonoros: 9

Jogabilidade: 10

Nota final: 9,5

Conclusão

Earthion é um prato cheio para os fãs de shoot’em ups. Visivelmente feito com amor e dedicação por pessoas que conseguiram transmitir a sensação de jogar um shoot’em up durante a geração 16 bits: é apenas você, o desafio, e sua habilidade e persistência. Earthion mostra que para ser bom um jogo não precisa seguir tendências, tem que tocar o jogador na emoção.

Biólogo/geneticista pesquisador na área de evolução humana, genética de populações humanas, coevolução gene-cultura, videogames e sua interação com a ciência. É pesquisador colaborador no Game_Pesq, grupo de pesquisa sobre jogos eletrônicos, cultura e sociedade. Atua como consultor científico no Science Game Center e no Molecular Jig Games. Autor no Nerdizmo.

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