A obra de arte de Inteligência Artificial leiloada por 400 mil dólares

“Portrait of Edmund de Belamy” é a primeira obra de arte criada por uma Inteligência Artificial, leiloada em outubro de 2018. O valor arrecadado foi de U$ 432,500.

A arte foi desenvolvida por meio do sistema criado em 2018 pelo coletivo artístico de Paris chamado Obvious. O sistema ainda requer auxílio de programadores humanos para conceber as pinturas.

O quadro remete aos clássicos retratos do século 17, e é a primeira de uma série de pinturas sobre a família fictícia chamada Belamy. Para criá-la, o grupo recorreu a referencias de elementos visuais e analisou cerca de 15 mil obras de arte que datam entre os séculos 14 e 20.

A IA passou por um longo processo de aprendizagem, que consistiu no download de milhares de fotos das pinturas clássicas e a análise detalhada de cada uma delas, até que ela fosse capaz de reproduzir uma pintura semelhante. Diversas versões das pinturas foram criadas através dos algorítimos da Inteligência Artificial.

“O ciclo só é finalizado quando não conseguirem distinguir a diferença entre uma pintura feita por IA e outra realizada por um humano”, contou o chefe internacional da Christie’s, Richar Loyd, à CBS.

“Portrait of Edmund de Belamy” foi a leilão entre os dias 23 e 25 de outubro, na casa britânica Christie’s, uma das maiores casas de leilão do mundo. O valor arrecado por um comprador anônimo ultrapassou a estimativa de 10 mil dólares.

É a primeira vez na história que uma arte criada por uma Inteligência Artificial foi leiloada.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin