Absolum é um beat’em up roguelite desenvolvido pela Dotemu, Guard Crush Games, Supamonks e publicado pela Dotemu, que está sendo lançado hoje, 9 de outubro de 2025.
Talamh foi destruída por um cataclismo mágico causado por magos ambiciosos, deixando o povo comum desconfiado da magia. O Rei Sol Azra aproveitou esse pânico, escravizando magos por meio de sua Ordem Carmesim e colocando príncipes leais para governar os reinos conquistados. À medida que as forças de Azra reivindicam cada vez mais terras, a alta feiticeira Uchawi e um pequeno grupo de rebeldes emergem das sombras, empunhando magia proibida para desafiar seu regime opressor e seu poder mágico absoluto.
Esse é a trama de Absolum, uma aventura épica que mistura beat’em up e roguelite. Já nos primeiros momentos de jogo salta à vista a semelhança entre o estilo de arte e tipo de ação com um grande sucesso da Dotemu: Streets of Rage 4. Só que dessa vez trata-se de uma obra totalmente original.
Ambientação
O mundo de Talamh é rico em desenvolvimento. Os 4 personagens controlados pelo jogador têm origens intrigantes, cada uma ligada a um território distinto, e que estão fortemente entrelaçadas com a progressão no jogo.

Além do combate corpo a corpo e uso de armas, o tradicional nos beat’em ups, os personagens também têm acesso a 3 tipos de itens: rituais, inspirações, adereços. Esses itens estão ligados à magia e servem tanto como modificadores da jogabilidade como elementos adicionais para enriquecimento da ambientação no mundo do jogo.

Adicionalmente há a presença de montarias, como classicamente vistas na famosa série Golden Axe. São 4 montarias, cada uma relacionada a um dos territórios do jogo.
Em alguns momentos, inimigos de “raças” distintas vão ser vistos brigando entre si (da mesma forma que gangues contra policiais em Streets of Rage 4).
Elementos recorrentes em fantasia
Há muito de original em Absolum, mas há pelo menos 2 (ou 3) elementos que são recorrentes em obras de fantasia.
Os 4 personagens controlados pelos jogadores pertencem a raças (anão, elfo, etc.) e classes (mago, guerreiro, etc.) recorrentes em obras de fantasia medieval.
E há também o recorrente dualismo entre tecnologia (representando o vilão) e magia (representando os heróis).
Referências a outras obras
Alguns detalhes foram inseridos em Absolum como referências a outras obras famosas, como, por exemplo: as galinhas. Quando elas aparecem em Absolum, são tão imortais e invencíveis quanto as que existem nos jogos The Legend of Zelda. Há também citações como “There and back again”, famosa frase dita no livro O Hobbit, de Tolkien. E há ainda referências mais “pesadas” como uma mansão na região de Yeldrim, com direito a cultistas, invocações e horrores cósmicos, tradicionais elementos nas obras de Lovecraft.
Escolha de rotas e metaprogressão
O mapa, e a estória, se “desenrola” de forma natural conforme o jogador explora os vários caminhos possíveis. E introjetando a mecânica de renascimento como algo necessário e esperado.
A escolha de rotas distintas já existia em beat’em ups da geração 16 bits, como Rushing Beat III e Final Fight 3.
O renascimento com metaprogressão como parte fundamental da estória do jogo já foi visto em jogos como Hades e The Rogue Prince of Persia.
Mas Absolum junta esses elementos com maestria, adicionando camadas extras ao gerar um mundo que se torne tão interessante de explorar quanto um RPG.

Beat’em up
Beat’em up (traduzido literalmente para o português seria “bata neles”, e também conhecido como brawler) é um gênero de ação em que o jogador combate um grande número de inimigos, usando combate corpo a corpo ou armas brancas, em cenários com rolagem lateral (2D) ou em ambientes 3D mais abertos.
O primeiro beat ‘em up foi Kung-Fu Master (1984).
Roguelite
O gênero roguelike/roguelite deriva seu nome do jogo Rogue (1980). As características definidoras de um roguelike são a geração procedural e a morte permanente (a perda de tudo após a morte do personagem). O roguelite se caracteriza por não ser tão implacável, adicionando a metaprogressão, onde os jogadores desbloqueiam melhorias, habilidades ou itens persistentes que são transferidos entre cada “renascimento”. Roguelites permitem que os jogadores fortaleçam seus personagens ou capacidades gerais ao longo do tempo.
Além disso, alguns roguelites modernos vêm inserindo a mecânica de “ressurreição”/metaprogressão como partes fundamentais de suas narrativas.
Dotemu
A Dotemu é uma empresa francesa fundada em 2007 por Xavier Liard e Romain Tisserand. É mais conhecido por seus ports, remasterizações e remakes.
Primeiro jogo (2008): Nicky Boom.
Jogo mais recente antes de Absolum (2025): Ninja Gaiden: Ragebound.
Guard Crush Games
A Guard Crush Games é uma empresa canadense fundada em 2009 por Jordi Asensio e Cyrille Lagarigue. São especializados em jogos de ação, especialmente beat’em ups side-scrolling.
Primeiro jogo (2009): Streets of Fury.
Jogo mais recente antes de Absolum (2020): Streets of Rage 4.
Supamonks
O Supamonks é um estúdio de animação francês fundado em 2007. Se destaca na criação de conteúdo 2D e 3D para cinema, televisão e videogames.
Análise dos elementos que constituem a obra
A avaliação foi feita jogando a versão de Playstation 5. Obs.: em modo solo.
Gráficos: A arte desenhada a mão é muito bonita e em combinação com a animação fluidaelevam Absolum a um patamar de excelência. A beleza e sutileza é tanta que o vento “desenhado” é usado no final de cada seção no lugar das tradicionais setas ou sinais de “GO”. O diálogo entre os personagens aparece na forma de quadrinhos além do áudio. Interessantemente a arte dos trailers e animações lembra a arte de Mike Mignola.
Trilha sonora: A trilha sonora foi criada porGareth Coker, Mick Gordon, Yuka Kitamura e Motoi Sakuraba. É excelente e reflete a riqueza de ambientação do jogo. No geral ela pode ser classificada como fantasia medieval/épica, transmitindo um sentimento de jornada. Eventualmente passa para um tom militaresco de confronto em campo. O fato é que ela casa perfeitamente bem com cada um dos territórios explorados no mundo de Talamh. Nos confrontos com os chefes ela tende a adquirir mais peso, pendendo até mesmo para o Heavy Metal, como em The Underking.

Efeitos sonoros: Ótimas dublagens dos personagens. Efeitos sonoros dos golpes dão a sensação de impacto. E demais efeitos ambientais tendem a ser claros o suficiente para enriquecer a experiência.
Jogabilidade: Ação rápida e precisa, com comandos muito responsivos. A jogabilidade é muito similar a Streets of Rage 4, mas apresenta uma variabilidade de possibilidades muito maior. Talvez uma herança/aprimoramento do que se podia fazer no modo de sobrevivência da DLC O Pesadelo de Mr. X.
Os 4 personagens controlados pelo jogador têm seu próprio conjunto de habilidades. Além disso, rituais encontrados ao longo da jornada podem modificar os efeitos dos golpes e até mesmo introduzir golpes novos.




O jogo tem uma dificuldade entre razoável e difícil, mas oferece opções de assistência.
Fator replay
Absolum tem um elevado fator replay! Explorar todo o mapa exigirá inúmeras “runs”, fazendo com que o jogador ande por rotas variadas e alternando entre todos os 4 personagens, já que certos pontos na estória só vão adiante se o jogador estiver controlando um determinado personagem naquele ponto. Um complecionista deve levar 30h ou mais.

Prós e contras
Prós: Beleza gráfica. Ambientação. Jogabilidade. Fator replay.
Contras: Falta dublagem em português. Um dos achievements obriga a jogar em co-op. Quem joga solo fica impossibilitado de conquistar o troféu de Platina!

Conclusão
A Dotemu mais uma vez mostra todo o capricho de uma desenvolvedora que se consolida como uma marca associada à qualidade. Absolum é um jogo original lindo! Com uma ambientação e jogabilidade que vão fazer os jogadores ficarem grudados no controle até explorarem todo o mundo de Talamh. Absolum tem tudo para gerar continuações. Afinal, como diria Uchawi: “Morte é só outro passo em sua jornada”.
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Nota final: 5/5
Acesse o site oficial do jogo.
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