Criado por Nick Case, uma ansiosa assumida, Adventures with Anxiety! é um jogo de navegador que te mostra como a ansiedade funciona, onde o jogador faz o papel da ansiedade, personificada como um lobinho vermelho.
A história interativa tem como objetivo “proteger” uma jovem do perigo, e para isso surgem opções na tela para desencadear pensamentos de alerta, ainda que tudo esteja aparentemente tranquilo ao seu redor.
O personagem histérico sempre sugere várias possibilidades ruins que podem acontecer, criando a ilusão na jovem de que ele age como o instinto, portanto é confiável e indispensável em sua vida.
Apresentando situações comuns do cotidiano que qualquer um possa se identificar, a ideia é criar uma batalha entre a jovem e a ansiedade, a qual devemos vencer reduzindo sua barra de energia ao zero.
Para isso, o jogo pergunta: qual seu maior medo? Rejeição? Medo de ficar sozinho? De se machucar? De ser uma pessoa ruim? Então use todos eles para criar looping de pensamentos negativos e ativar gatilhos na personagem até que ela esteja exausta.
As situações são dividas em capítulos que exemplificam como tais pensamentos podem estragar qualquer experiência. Seja como ansiedade social, um simples almoço ou ao acessar as redes sociais para ver o que está rolando – aqui se mostra muito bem como elas podem atuar em nossa saúde mental.
Algumas coisas acabam sendo cômicas ao vermos o quadro todo como caricato. Embora a gente também perceba como é algo sério e triste, que limita nossa vida de uma maneira que às vezes nem imaginamos.
Nesse sentido, o jogo ressalta como é difícil distinguir o medo real e irreal quando se convive com a ansiedade e a batalha diária em vencer os pensamentos intrusivos. E como é algo que fazemos com nós mesmos, involuntariamente – mas é possível dominar!
Adventures With Anxiety é um meio inteligente de nos mostrar que não estamos sozinhos nessa batalha, e também sugere meios gentis de lidarmos com nós mesmos parar superar a patologia mental mais comum do mundo.
Jogue neste link esse joguinho genial de apenas 30 minutos. E mesmo se você não conviver com isso, vale a pena a experiência para desenvolver empatia com quem traça uma batalha diária com si mesmo.
Brasil é o país mais ansioso do mundo
De acordo com dados da OMS, 18,6 milhões de brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, número três vezes maior do que a média mundial. Portanto, é imprescindível buscar ajuda de um profissional se a ansiedade está limitando sua vida.
Importante também é sempre buscar informação. Aqui fica a dica do documentário da Vox, disponível na Netflix: Explicando – A Mente, uma série dividida em capítulos dedicados a algo interessante sobre o cérebro humano. Há um em específico que explica muito bem como a ansiedade age no cérebro e como isso está longe de ser um problema mental moderno.
Lembre-se: você não está sozinho. Então fale abertamente sobre isso, é uma boa oportunidade de trocar experiências com aquela pessoa próxima que pode estar passando pela mesma situação e você nem imagina.
Boa sorte ao aprender a dominar esse monstrinho! 😉
Leia mais sobre Saúde Mental!