O fim chega para tudo e todos, não sendo diferente para a série Agatha Desde Sempre. Com um episódio duplo disponível na Disney+, finalmente podemos saber o que acontece ao fim do Caminho das Bruxas e para onde todos estes personagens seguirão no MCU.
Se nos despedimos de Lilia no episódio 7, agora só resta a própria Agatha, Billy e a bruxa Jen para encarar a “Morte” de frente. A questão é: será que um deles ou até os três juntos podem enfrentar uma força tão colossal e definitiva destas? Ou o poder mágico que eles têm também não será o suficiente para impedir o que está por vir?
O fim de Agatha Desde Sempre
Sendo honesto, eu particularmente não gostei do fim de Agatha Desde Sempre. A série foi extremamente divertida de se acompanhar, levantou várias questões e trouxe um tratamento aos seus personagens de uma forma que não tinha visto antes pelas mãos da Marvel Television.
Porém, ao contrário de vermos um fim apressado e com vários plot twists a cada segundo, aqui demos lugar para um encerramento prolongado – que também não ajudou tanto para concluir a jornada destes personagens.
Em termos mais simples, o fim mesmo da história acontece no capítulo 8 de Agatha Desde Sempre. É aqui que sabemos se as bruxas e Wiccano concluem (ou não) o Caminho das Bruxas e conseguem aquilo que desejam. Assim como vemos a intromissão de Rio Vidal dentro deste capítulo.
E o que tem no nono episódio? Ele serve apenas para trazer um grande flashback de Agatha e Nicholas Scratch – seu filho. Sendo sincero, achei o desenrolar dela bonito e bem íntimo da personagem. Porém, de que adianta contar essa história nesta altura do campeonato?
Veja bem, ela não é desimportante. Assim como as atuações foram muito bem apresentadas, com Kathryn Hahn mantendo o brilho em uma variedade de situações. No entanto, ela vir após o “grand finale” tirou por completo o peso da história de Agatha e a Morte, assim como apresentou um fator para manter a personagem presente no MCU.
Vence nas nuances
Agatha Desde Sempre é uma série fora da curva, o que facilita a engolir parte do seu desajeitado fim. Grandes interpretações, personagens carismáticos e divertidos, o surgimento tão esperado de Wiccano e tudo que foi construído do primeiro ao sétimo episódio são o suficiente para manter os fãs.
Porém, este mesmo fim deixa uma sensação de “quero mais”. A conclusão em si é satisfatória, mas tudo o que vimos no decorrer destes dois capítulos soou como uma prolongação daquilo que realmente devia ser apresentado. Desaponta um pouco, principalmente se levarmos em consideração o nível de tudo que a série trouxe até aqui.
E agora Nerdizmo, vamos ver os Jovens Vingadores surgindo no MCU ou uma ponta deles em Vision Quest? Descubra, caros leitores. Além de Agatha Desde Sempre não mostrar o que farão para encontrar Tommy Maximoff, não foi mostrada sequer uma cena pós-crédito ou conteúdo que indique o que eles farão a seguir. Deixaram o fim aberto, simples assim.
Se por um lado eu fico aliviado da Marvel estar abrindo mão aos poucos das cenas pós-créditos, não desperando a ansiedade de ninguém para ver uma produção que chegará daqui a meses ou até anos (sim Harry Styles, ainda lembro que você existe no MCU), por outro volto a me sentir perdido de onde tudo isso se encaixa. Talvez seja para melhor, o que eu torço. Porém, vai saber…
Todos os episódios de Agatha Desde Sempre já estão disponíveis na Disney+. Leia mais em Críticas de Séries!