O Dia do Saci é, por lei, comemorado hoje no Brasil. No mesmo dia em que ocorre o Halloween (ou Dia das Bruxas) em países como Estados Unidos e Irlanda.

Gorro vermelho, uma perna só e um cachimbo. Essas são as principais características do personagem folclórico brasileiro que é conhecido como um menino travesso. Ora, dizem até que ele carrega rodamoinhos em suas viagens, e traz o vento onde passa.

O Dia do Saci

Desde 2013, por meio da Comissão de Educação e Cultura, foi consolidado oficialmente que 31 de outubro em nosso país é o Dia do Saci. Mas antes disso, em 2004, já era comemorado no estado de São Paulo este dia.

Esta data, no entanto, não é muito comemorada em nosso país, e poucas pessoas realmente tem conhecimento disso. O que pega mesmo é o Halloween, influenciado pela cultura norte-americana, principalmente.

É aquela época que a gente separa para assistir um bom filme de terror. Quem sabe um Sexta-Feira 13, Hora do Pesadelo, ou algo mais recente?

O Dia do Saci, portanto, briga com uma data que tem um enorme marketing em torno, no mundo todo.

Qual é a lenda do Saci?

Diz a lenda que ele é um menino de gorro vermelho, cachimbo e uma perna só. Um ser encantado que vive nas matas e florestas do Brasil, particularmente em regiões com densa vegetação.

Conhecido por suas travessuras, como esconder objetos, fazer trilhas de redemoinhos de vento e pregar peças em pessoas, foi retratado muito bem na série “Cidade Invisível”, da Netflix, bem como outras entidades de nosso folclore.

Além disso, ele aparece em diversas histórias, músicas, livros, desenhos.

Veja mais sobre mundo geek!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin