O lendário desenhista Alex Ross comentou sobre as diferenças entre Marvel e DC, mais especificamente sobre os personagens e heróis de cada uma das companhias, em uma entrevista recente.
Ross trabalha há 30 anos na indústria de HQs e suas artes são literalmente pinturas em grandes quadros, que são minimizadas para os quadrinhos. É um dos artistas com a arte mais incrível na história dos gibis.
Como ele trabalhou para as duas empresas durante três décadas, se existe alguém que pode comentar sobre as diferenças entre os heróis, é este cara.
“Há certamente um argumento a favor da semelhança do status icônico, mas o que sempre separou as duas para mim é que o material da Marvel sempre teve uma qualidade cinética, particularmente baseada na estética de design de Steve Ditko e Jack Kirby. Personagens DC não são definidos por uma voz artística singular influenciando todo o resto, mas foi o que aconteceu com a liderança de Jack Kirby de toda a marca Marvel, tudo é afetado pelo que ele liderou. Aqueles 10 anos onde ele criou a maioria desses personagens nos anos 60, é disso que todo artista e escritor construíram seu processo, incluindo os filmes de hoje. Há uma energia cinética e uma energia caótica que incorpora as coisas da Marvel.”
Vale ressaltar que Ross não quer dizer que uns heróis [ou empresas] são melhores do que outros, mas sim apenas diferentes no processo criativo. Na verdade, é um ponto interessantíssimo, pois expressa uma discussão magnífica e com um ponto de vista distinto sobre as diferenças entre Marvel e DC.
Ele comenta sobre a DC:
“DC é o principal componente de onde o DNA do que faz um super-herói veio. Eles fizeram o primeiro super-herói em Superman, e a primeira grande encarnação do super-herói obscuro em Batman e, claro, a primeira super-heroína feminina em Mulher Maravilha. Todas essas coisas importantes estão alinhadas por eles, e eles entram em uma interessante escada descendente com sua Liga da Justiça e com a Marvel fica claro que o Homem-Aranha não é o mesmo tipo de herói do Superman, Capitão América tem semelhanças, mas ele tem diferenças também e tem sido usado de maneiras muito interessantes que o impedem de ser um clone de qualquer contraparte da DC. Os personagens da Marvel estão em todo o lugar em termos do que os torna únicos, e há uma energia que tem sido incutida neles desde a sua origem. As outras companhias de super-heróis seguem o modelo de ter seus heróis seguindo os arquétipos que DC a incorpora, mas a Marvel se separou disso”.
São pontos a serem levados em conta, pois ele quer dizer que apesar de a DC dominar totalmente o modelo e arquétipo de super-heróis, a Marvel conseguiu se sobressair e desenvolver originalidade e identidade fora desses modelos.
Uma discussão interessante sobre a diferença entre os dois universos.
E você, o que acha? A Marvel e a DC são tão diferentes assim?