Alice no País das Maravilhas nasceu em 1862, quando Charles Lutwidge Dodgson compôs uma história para a uma criança chamada Alice Liddell e sua irmã. Publicada sob o pseudônimo Lewis Carroll, ela se transformou em uma das obras mais influentes e adaptadas da história.

Desde então, artistas como Salvador Dalí se atreveram a entrar na toca do coelho para ilustrar a história sob suas perspectivas e estilos singulares. Assim é o caso das ilustrações de Tove Jansson para Alice no País das Maravilhas, que podem ser definidas como ‘sublimes’.

Tove Jansson (1914-2001) foi uma artista finlandesa de vida plural. Se formou como pintora e ilustradora em Estocolmo e Paris, e foi cartunista antifascista durante a Segunda Guerra Mundial. Viveu de forma corajosa com sua parceira, a artista finlandesa Tuulikki Pietilä, em uma época em que os relacionamentos homossexuais não eram socialmente aceitos.

Jansson criou Moomins (A Família Moomin), uma memorável série de livros infantis também adaptadas como desenhos para a TV, pela qual ela é especialmente lembrada.

Os desenhos de Jansson para a história de Lewis Carroll não tiveram tanto destaque quando a edição foi publicada pela primeira vez em 1966, assim como em 1977, no lançamento da edição americana.

Apesar disso, hoje as ilustrações são consideradas verdadeiras raridades.

Alice no País das Maravilhas em ilustrações de Tove Jansson

Alice no País das Maravilhas em ilustrações de Tove Jansson
Alice no País das Maravilhas em ilustrações de Tove Jansson

Leia mais sobre Alice no País das Maravilhas | Literatura | Arte

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin