Jan Vorster, um fazendeiro de 62 anos, tirou algumas fotos e publicou online. Mas ficou surpreso quando um grupo sul-africano no Facebook, as publicou como “aliens que se arrastam pela costa”.
Na realidade, essas imagens retratam nada mais do que plantas mortas de aloe vera, uma suculenta, muito conhecida pelas suas propriedades calmantes, cicatrizantes ou analgésicas.
“Fiquei surpreso [com a reação]”, disse Jan Vorster ao jornal Kennedy News sobre as fotos aparentemente extraterrestres, que foram tiradas em sua cidade natal, Still Bay, Western Cape. “Eu pensei que as pessoas iriam se divertir com isso, mas depois foi muito sério, alguns deles foram extremamente sérios.”
Ele acrescentou: “Muitas pessoas estavam com medo desses monstros marinhos de aparência alienígena. Era como ‘Tubarão’ – é seguro entrar na água?”
O homem havia alinhado as plantas na praia ao nascer do sol, de modo que ficaram parecendo monstros com tentáculos invadindo a costa. Ele então postou as fotos no Facebook em um esforço para aumentar a conscientização sobre a degradação ambiental.
“Eu pensei que poderia usar isso como uma metáfora de como as pessoas vêem essas plantas como alienígenas, mas na verdade somos os alienígenas de duas pernas bagunçando seu mundo”, descreveu Vorster. “Essa era a ideia.”
Infelizmente, a foto ecologicamente consciente de Vorster foi tirada literalmente depois que as pessoas pensaram que na verdade alienígenas aparecera por lá.
“É [apenas] uma foto, eu não esperava que isso acontecesse e que a reação fosse tão grande”, disse o fotógrafo Jan Vorster.
“Eles parecem uma coisa alienígena de Guerra dos Mundos com Tom Cruise”, disse um comentário, referindo-se aos invasores esguios no remake de ficção científica de Steven Spielberg de 2005.
“As pessoas ficavam me perguntando quando elas [as criaturas] estavam saindo, e se elas só estavam saindo à noite”, explicou Vorster, que também recriou a estranha peça de performance em um rio próximo.
Apesar da reação, o agricultor espera criar mais conscientização ambiental semelhante no futuro. “Aprendi muito e estou muito motivado para continuar com as aloe e continuar me concentrando em questões relacionadas à natureza”, declarou Vorster.
Veja as fotos dos tais “aliens que se arrastam pela costa”
Veja mais sobre web!