São infinitas as distrações do mundo digital, e isso não é nenhuma novidade. Em questão de segundos, de maneira involuntária e inconsciente, você deixou de lado o que estava fazendo e entrou em um estado de quase hipnose com alguma rede social, aviso de notificação do celular… e por aí vai.
Você sabe bem do que eu estou falando. Todos nós já passamos por isso ou estamos tentando muito nos afastar de tais iscas digitais.
No mundo digital realizamos muitas tarefas diferentes simultaneamente. Podemos ter cinco abas abertas no navegador, o WhatsApp Web aberto, o Facebook ou Instagram ali, já esperando aqueles 5 minutos de descanso, mas quando você se dá conta já se passou quase uma hora.
Isso porque, neste mundo, há estímulos diferentes que servem justamente para nos manter imersos dentro dele. O documentário Dilema das Redes, uma ótima produção original da Netflix, traz olhares críticos de especialistas em tecnologia e profissionais das redes sociais para nos mostrar exatamente isso.
A animação “The Attention Economy”, da animadora Olga Makarchuk representa a abundância esmagadora de distrações digitais que disputam nossa atenção todos os dias. O curta-metragem é um retrato da vida moderna e da nossa relação com a tecnologia, principalmente com os smartphones.
O enredo é baseado na pesquisa de um ex-funcionário do Google, James Williams, que critica a maneira como as empresas capitalizam a distração e transformam a nossa atenção em mercadoria. Os personagens ficam absortos no mundo digital, enquanto a narração de James contextualiza sua crítica.
Além de tudo, nós já escrevemos por aqui como o ambiente digital afeta nosso cérebro, e você pode conferir a matéria neste link.
Assista ao curta no player abaixo.
Animação retrata as infinitas distrações do mundo digital
Leia também: Como o mundo digital afeta nosso cérebro