Rivais de longa data, a Apple e Google se juntam agora para desenvolver um novo aplicativo a fim de rastrear o novo Coronavírus. A ideia é avisar as pessoas caso elas tenham cruzado ou passado próximo de alguém que testou positivo para COVID-19.
Eles vão aproveitar o vasto alcance de mercado das duas megacorporações para rastrear a disseminação do coronavírus. O aplicativo centra-se na ideia de “rastreamento de contatos” – mantendo controle, essencialmente, sobre quem tem o vírus e para quem eles já poderiam ter espalhado o vírus.
Por meio da tecnologia Bluetooth, que os dispositivos podem medir a proximidade com outros dispositivos. Como o COVID-19 pode ser transmitido estando próximo daqueles que o possuem, os aplicativos que usam essa tecnologia podem indicar se uma pessoa esteve em contato próximo com alguém que se auto registrou anteriormente como positivo para o COVID-19.
De acordo com um comunicado de imprensa, as duas empresas planejam lançar os aplicativos em maio, o que permitirá o funcionamento tanto nas plataformas e dispositivos móveis iOS quanto Android.
Os aplicativos das autoridades de saúde pública usarão o software para começar a coletar dados – e potencialmente alertarão os usuários se eles estiverem em risco.
Para manter os usuários do aplicativo anônimos, o Google e a Apple afirmam que as informações enviadas serão projetadas para proteger a privacidade.
“A lista de pessoas com quem você entrou em contato nunca sai do telefone”, de acordo com a documentação oficial. O aplicativo também exigirá “consentimento explícito do usuário”.
Veja mais sobre o novo Coronavírus!