A esquizofrenia é uma intensa e cruel doença mental que afeta muito a vida em quem a manifesta. Os sintomas vão desde alucinações, comportamentos sociais estranhos, ouvir vozes, não saber o que é real e irreal até depressão e ansiedade constante.
Apesar de 50% das pessoas diagnosticadas com esquizofrenia lutarem contra o abuso de remédios, alguns usam a arte para escapar desta doença horrível.
Os desenhos e pinturas abaixo foram todos criados por esquizofrênicos. Algumas obras são desconfortáveis de ver, mas todas são realmente impressionantes.
Confira.
Artes feitas por esquizofrênicos
“Eletricidade faz você voar”, por Karen Blair.
A variedade de humores são representados na arte deste homem.
Imagens criadas por um artista esquizofrênico anônimo, que captura pesadelos abstratos.
Arte de Edmund Monsiel, que nos anos de 1900 acreditava-se que ele tinha esquizofrenia.
Esta obra foi encontrada em um antigo asilo. O artista era um esquizofrênico paranoico.
Um retrato da aflição de Erik Baumann.
Charles Steffen, em 1950, começou a criar suas artes em papeis no hospital.
Este artista tem um caso raro de paranoia o qual faz ele ter alucinações. Uma dessas figuras é a criatura chamada de “Wither”, representada na pintura.
Um retrato obscuro de como é a esquizofrenia por dentro.
Arte chamada de “Motifs of Mania”, retrata a doença como uma escuridão.
Karen May Sorensen publica desenhos em seu blog de acordo com as variações de medicamentos.
Série de pinturas de Louis Wain, no início dos anos de 1900, que capturam os níveis de esquizofrenia.
Obra de Johfra Draak. Nota-se uma criatura de duas cabeças.
Esta peça retrata as vozes na cabeça de um portador de esquizofrenia.
O artista se vê preso por tudo nesta pintura.
Johfra Draak, em 1967, desenhou isto.
Veja também: Garota de cinco anos com autismo é considerada Mini Monet.
Uau
Incrível.
Incrível como a esquizofrenia expressa até na arte de quem é portador desta dificil e complexa enfermidade mental, figuras bizarras, deformadas e como se o paciente estivesse expressando o que ele esta vendo internamente, sentindo e passando para o mundo das formas, existem creio eu pessoas portadoras desta enfermidade que são inteligentes e que até aprenderam uma profissão ou estudaram antes de manifestá-la como no filme mente brilhante, a história que relata a vida de um professor de matématica que era um excelente professor e que manifestou a doença , com delírios e alucinações que para ele que era um intelectual, passou a conviver com esta situações,e acabou sendo consumido por elas, adoencendo e perdendo a sanidade para quem convivia com ele, teve internado, tomou remédios , as pessoas por preconceito distanciaram dele, só uma namorada o ajudava muito, e o amor ajudou ele nesta doença dificílima, acabou que até conseguiu recuperar e voltar até a lecionar na faculdade, mais são raros estes casos de superação , muitos portadores desta apesar de inteligentes, não conseguem manter por muito tempo suas pouca atividades, não conseguem interagir socialmente, se sentem meio que fora da realidade, são muito dependentes das pessoas até para pequenas coisas como higienizar, alimentar, sair de casa, tem muitas limitações, e são raros que conseguem fazer muitas coisas, assim a arte que é mostrado ai de alguns retrata bem o que se passa no interior de alguns e transmitiram em forma de desenhos, creio também que está doença pode seu um expiação para quem passa, que será liberto quando passar para o outro lado da vida, libertando disso evoluindo, pois passou uma dificuldade grande com esta doença.