O artista californiano Kajahl reescreve narrativas históricas com personagens negros em posições valorizadas, através de vívidas pinturas à óleo.
Kajahl subverte a tradição Blackamoor, uma estética europeia que visualizava as pessoas negras, particularmente homens africanos, como figuras exóticas e em papéis de servidão.
O artista inverte o jogo e representa homens e mulheres de origem africana em papéis como alquimistas, astrônomos e intelectuais. As pinturas compõem uma série artística intitulada “Royal Spectre”. Cada tela apresenta elementos imaginários, principalmente devido aos personagens fictícios de Kajahl, que nos dão o vislumbre de uma realidade histórica alternativa.
“Minha fantasia é olhar de volta para a fantasia deles. Eu sou a fantasia deles e eles são a minha… Eu sou o espectro de sua imaginação ”, diz o artista.
As telas estão em exibição na Galeria Monique Meloche, em Chicago, mas você pode acompanhar o projeto artístico através do Instagram.
Artista reescreve narrativas históricas com personagens negros
“Oracle Snake In Globe” “Alchemist” Esquerda: “Huntress Eclipse” | Direita: “Tigress Guardian In Palmtree Oasis” “Star Gazer In Solitude” “Huntress In Oasis (Astride A Crocodile)” Esquerda: “Moment of Contemplation (Scholar)” | Direita: “Oracle (Holding Mirror)” “Silent Incantation I” “Silent Incantation II”
Leia também: 50+ filmes com protagonismo negro | Fotógrafo recria retratos com parentes de figuras históricas