A editora alemã Taschen anunciou recentemente que irá relançar, após 35 anos do lançamento original, o baralho com cartas de tarot surrealistas de Salvador Dalí. Se trata de um conjunto de 78 cartas que virá acompanhado de um livro do autor alemão Johannes Fiebig sobre a vida do pintor surrealista, ilustrações adicionais e curiosidades sobre o processo de criação do baralho.
Dalí começou a trabalhar no conceito das cartas durante o início dos anos 70, a pedido do produtor Albert Broccoli para o filme Live and Let Die, mas elas acabaram não sendo usadas devido às altas taxas cobradas pelo pintor. Mesmo assim, ele seguiu desenvolvendo o baralho ao longo de 10 anos. Elas foram lançadas pela primeira e única vez em 1984, como edição limitada.
“Inspirado por sua esposa Gala, que alimentou seu interesse pelo misticismo, Dalí começou a trabalhar com entusiasmo e continuou o projeto por conta própria quando o acordo contratual fracassou.”, explica a Taschen.
Como podemos ver, o resultado extraordinário é uma união entre o místico e o surreal, com o toque refinado do pintor. Dalí aparece como O Mago e sua esposa Gala, A Imperatriz.
O talento de Dalí transcendia as telas. Durante a vida, ele desenhou inclusive cartas de vinhos, lançou seu próprio livro de receitas excêntrico e participou de criação de uma animação com a Disney.
As cartas de tarot surrealistas de Dalí estão à venda no site oficial da Taschen, por US$ 60.