Quem aí já liga diretamente com casas estilo Tatooine quando vê a imagem dessas casas “gumdrop”? Trata-se de pequenas casas ao longo das praias da Ilha de Ormuz, no Golfo Pérsico. O projeto multiuso, intitulado “Presença em Ormuz”, apresenta estruturas de terra que pontilham a paisagem arenosa em um aglomerado texturizado de picos e bulbos.
É uma criação do estúdio de arquitetura ZAV Architects, que utilizou o processo SuperAdobe do renomado arquiteto iraniano Nader Khalili, que envolve o empilhamento de rolos de terra molhada, e treinou artesãos locais na técnica.
“Um tapete é tecido com nós granulares inspirados nas partículas que compõem o ecótono da ilha”, disse a empresa com sede em Teerã em uma conversa com o site designboom, observando que a topografia da área inspirou grande parte da arquitetura. “Os sacos de areia que criam as partículas espaciais (também conhecidos como cúpulas) são preenchidos com a areia de dragagem da Doca de Ormuz como se a terra tivesse inchado para produzir espaço para acomodação.”
De fato, as instalações são realmente bonitas, e harmonizam muito bem com o ambiente em volta.
“Presença em Ormuz” segue como um centro cultural terrestre embutido na ilha. Você pode ver representações mínimas dos projetos da empresa e planos futuros deles no Instagram.
As casas estilo Tatooine da Ilha de Ormuz
Veja mais sobre arquitetura!