A competição Underwater Photographer of the Year (Fotógrafo Subaquático do Ano) reserva muitas imagens vibrantes e inspiradoras.

Neste ano, o centro foi nos peixes, mamíferos e plantas que ocupam os oceanos e mares de todo o mundo.

O concurso de 2023 recebeu mais de 6.000 inscrições de fotógrafos em 72 países, muitos dos quais documentam as cenas marcantes da vida abaixo da superfície: arraias deslizam ao longo da ondulação das areias nas Ilhas Cayman, um elefante mergulha sua tromba nas águas da costa da Tailândia, e uma orca mergulha graciosamente em um cardume de peixes perto Noruega.

Enquanto algumas fotos retratam a vida, de forma mais enérgica, outras tratam de representar os impactos da poluição e crise climática de uma forma mais ampla.

Uma imagem, por exemplo, mostra uma baleia jubarte morrendo de fome porque sua barbatana caudal foi presa e quebrada por boias e cordas.

“Tirar esta fotografia foi o momento mais triste que experimentei no oceano”, disse o fotógrafo Alvaro Herrero Lopez-Beltran. “Especialmente porque passei muito tempo com jubartes debaixo d’água, experimentando contato visual, interações e vendo como as baleias são tão inteligentes e seres sencientes. A foto é um reflexo de como nossos oceanos estão sofrendo, o produto do egoísmo e da falta de responsabilidade do homem”.

Você confere algumas fotos vencedoras abaixo e encontra a coleção completa no site do concurso.

Fotógrafo Subaquático do Ano

Veja mais sobre fotografia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin