Histórias sombrias que exploram os limites da maldade humana ou os piores pesadelos e aflições que nos acompanham ao longo da vida. Selecionamos séries de terror que viajam entre a realidade e os limites da imaginação.
São produções modernas e clássicos das últimas décadas que provocam nossas sensações ao recriarem um mundo ficcional onde a realidade não está tão distante e, por vezes, é pior do que qualquer conto sobrenatural.
As 20+ melhores séries de terror para te arrepiar
Servant (2019)
Produzida por M. Night Shyamalan, este terror psicológico é centrado em um casal rico da Filadélfia que contrata a jovem babá Leanne para cuidar de seu bebê Jericho – que está envolvido em um evento perturbador do passado, com o qual Leanne agora deve lidar com naturalidade.
Channel Zero (2016)
Nesta antologia de terror, cada temporada a dedicada um tema, cujos enredos são inspirados em creepypastas populares (contos de terror que pipocaram pela Internet ao longo dos anos). A primeira temporada, por exemplo, aborda uma das histórias mais famosas do gênero: Candle Cove. Como as histórias surgiram das mentes malignas que aterrorizaram a web, esteja preparado para situações que vão impressionar até os veteranos do gênero.
50 States of Fright (2020)
Sam Raimi está de volta! A série antológica criada pelo mestre do terror traz histórias baseadas nas lendas urbanas mais tenebrosas de cada estado dos EUA.
The Act (2019)
O terror é real nesta série da Hulu, que se concentra em torno de uma figura materna sádica que nem o cinema conseguiu criar. Baseado em eventos reais, a trama revisita o passado de Gypsy Rose Blanched, explicando os eventos que levaram ao assassinato de sua mãe Deedee. Situações que reviram o estômago e dão uma ideia de como os monstros da sociedade são criados.
Ghoul (2018)
Minissérie indiana que é uma das melhores produções originais da Netflix. Ambientada em um futuro distópico, os três episódios acompanham uma recruta do governo totalitário que é responsável pelo interrogatório de Ali Saaed, um terrorista temido. A série explora uma criatura folclórica da mitologia árabe, o Ghoul, um gênio diabólico que se alimenta de culpa e carne humana. Um dos monstros mais aterrorizantes do gênero.
Millennium (1996)
Do mesmo criador de Arquivo X, Chris Carter, a trama segue um agente do FBI que tem o poder de entrar na mente de criminosos perturbados e enxergar o que eles veem.
Room 104 (2017)
Dirigido por diretores diferentes, cada episódio se passa no quarto 104 e aborda temas distintos que brincam com a sanidade nos hóspedes e do espectador.
Tales From The Darkside (1983)
Do mestre do terror, George Romero, esta antologia traz contos sobrenaturais, com reviravoltas semelhantes à The Twilight Zone, mas com abordagens muito mais macabras e gore, como é de se esperar do diretor.
Mr. Mercedes (2017)
Baseada no romance policial de Stephen King, a série acompanha o detetive Bill Hodges e sua busca incansável por um assassino sádico que atropelou uma multidão em uma fila de emprego. O enredo mergulha na mente obsessiva e psicótica do assassino, enquanto Bill luta contra os próprios fracassos.
The Terror (2018)
Ambientada no século 19, a série acompanha as tripulações dos navios exploradores da Marinha Real Inglesa, que se aventuram em territórios inexplorados em busca da Passagem do Noroeste. O navio fica preso no gelo e os viajantes começam a ser aterrorizados por um predador misterioso.
The Twilight Zone (1959)
Clássica antologia de Sci-Fi e uma das produções que inspirou muitos do gênero e do terror. Cada episódio traz um conto de um diretor diferente. As histórias são sombrias, cheias de suspense e com reviravoltas sensacionais no fim. Com um gostinho de pesadelo, a série explora situações angustiantes e assombrosas.
Lore (2017)
Série antológica explora em cada episódio um tema paranormal, que indaga os espectadores sobre a existência de vampiros, lobisomens, zumbis e outras criaturas, apresentando um ponto de vista sobre o que deu origem aos mitos tão populares.
American Horror Story (2011)
Série primorosa que dedica cada temporada a explorar um tema diferente, mas mantém o mesmo elenco em outros papéis. Com destaque para Jessica Lange. A série explora fobias, lendas aterrorizantes e críticas sociais.
Tales From The Crypt (1989)
Série clássica de terror baseada nos quadrinhos publicados pela E.C nas décadas de 40 e 50, na qual os episódios são apresentados pela criatura icônica Cryptkeeper. Cada capítulo traz uma história diferente onde o humor negro, terror e suspense se encontram.
Bag Of Bones (2011)
Minissérie adaptada do livro de Stephen King, cuja trama acompanha o romancista renomado Mike Noonan (Pierce Brosnan). Incapaz de lidar sozinho com a repentina morte da esposa, ele retorna à sua casa do lago, em Maine, em busca de paz. Enquanto recebe a visita de fantasmas misteriosos, ele percebe que sua esposa tem uma mensagem para ele.
Chernobyl (2019)
Com uma abordagem diferente do que estamos acostumados, esta minissérie da HBO revisita em 6 episódios os eventos reais que se sucederam após o desastre na usina de Chernobyl. O terror está nas consequências que milhares de civis e trabalhadores sofreram da radiação e decisões políticas inconsequentes.
Arquivo X (1993)
Uma das melhores séries de terror, cuja música de abertura de arrepiar ficou marcada na memória de muita gente. Acompanhamos a dupla de agentes do FBI e suas investigações sobre casos inexplicáveis, enquanto Mulder acredita serem de origem paranormal e extraterrestre, e Scully, uma médica cética, foca em análises científicas.
Night Gallery (1970)
Do mesmo roteirista de Twilight Zone, Rod Serling, que também é o narrador, a série é baseada em fantasias sombrias de origens sobrenaturais.
Der Pass (2018)
Série de coprodução alemã e austríaca segue a investigação de uma série de assassinatos que acontecem na fronteira entre Alemanha e Áustria, cujas mortes estão ligadas a rituais pagãos.
Fortitude (2015)
Série britânica filmada na Islândia apresenta uma pequena cidade chamada Fortitude, situada no arquipélago de Svbalrd, na Noruega. La apenas vivem 800 habitantes e o único perigo apenas gira em torno da presença de ursos polares… até que um vírus começa a fazer com que os moradores se tornem agressivos.
Stranger Things (2016)
A série queridinha da Netflix se tornou fenômeno mundial com sua ambientação na década de 80, trilhada sonora e elenco. Após o desaparecimento de Will, um garoto de 12 anos, na cidade de Hawkins, seus amigos e familiares começam a investigar o caso. O terror sai do jogo de tabuleiro que eles jogavam juntos, e agora eles devem enfrentar as criaturas do mundo invertido.
Swamp Thing (2019)
Baseado no quadrinho de 1971 da DC Universe, a série acompanha a investigação de um vírus originado de um pântano em Houma, Lousiana, que começa a aterrorizar a cidade. Trilha sonora, atmosfera e ambientação sombrias são o ponto alto.
As Crônicas de Frankenstein (2015)
A série acompanha um detetive e sua investigação sobre uma série de crimes em Londres durante o século 19, cujo serial killer de crianças comete assassinatos inspirados no livro de Mary Shelley.
Black Mirror (2011)
O mal-estar da sociedade, como a tecnologia pode alterar nossas vidas e críticas sociais: estes são os temas embalados no pessimismo e niilismo, que fazem desta uma das melhores séries de terror de todos os tempos. Black Mirror explora temas da complexidade humana, digna de terror.
Twin Peaks (1990)
Criada por David Lynch, a série cult segue a investigação do agente do FBI Dale Cooper sobre o assassinato da estudante Laura Palmer. Uma história complexa, com ritmo e elementos lynchianos que não são para qualquer um. A série foi exibida originalmente em 1990, e retornou com nova temporada em 2017.
O Alienista (2018)
Um suspense perturbador baseado na obra de Caleb Carr, a série é ambientada em Nova York em 1896, e segue uma série de assassinatos com extremos de crueldade, cujas vítimas são meninos que vivem na prostituição.
Twilight Zone (2019)
Desenvolvida por Simon Kinberg, Marco Ramirez e Jordan Peele, um dos mestres do terror da atualidade, a série é inspirada na original da década de 50 e traz contos que abordam temas atuais e urgentes embalados em muito horror e crítica. Peele faz o papel de Rod Serling, como narrador de todos os capítulos.
Dark (2017)
Série alemã de horror e ficção científica traz uma trama muito complexa, onde linhas temporais distintas se cruzam e várias versões de personagens passeiam por elas. A trama segue uma série de desaparecimentos que ocorrem perto de uma usina nuclear, que estão relacionados a mistérios que aconteceram na década de 80.
NOS4A2 (Nosferatu)
Baseado no best seller de Joe Hill, filho de Stephen King, a série apresenta uma criatura que se alimenta da alma de crianças abandonadas. Com atmosfera obscura que relembra o clássico tenebroso Nosferatu, a trama é ambientada em uma cidade fictícia que possui mais mistérios do que o vampiro.
Curtiu nossa seleção de melhores séries de terror? Deixe sua sugestão nos comentários!
Veja também nossas outras listas:
Os 13 melhores filmes sobre Borderline (Transtorno de Personalidade Limítrofe)
Distopias para entender a realidade
Os filmes originais da Netflix que valem a pena
16 importantes filmes sobre a escravidão
Os 28 melhores filmes com reviravoltas impressionantes
Os 23 melhores e mais arrepiantes filmes de terror recentes
12 Filmes de Comédia para você rachar o bico
12 filmes sobre solidão para pensar sobre a vida
10 filmes sobre felicidade para alegrar (ou apertar) o seu coração
17 excelentes filmes desconhecidos para você curtir