Pois é, o treinador Ash Ketchum da cidade de Pallet finalmente se transformou em um Mestre Pokémon. Após 25 anos de batalhas por oito regiões, carregando consigo um Pikachu em todas suas aventuras e enfrentando ameaças que vão desde a Equipe Rocket até monstros lendários, ele conseguiu.

É impossível não levar em consideração que o desenho animado que fez sucesso no mundo todo sofrerá mudanças drásticas nos próximos tempos. Apesar da The Pokémon Company e o estúdio guardarem este mistério a sete chaves, dois games novos estão chegando na franquia e devem introduzir criaturas e um mapa 100% inédito.

Com isso, o treinador mais poderoso do planeta poderá seguir uma nova jornada. Porém, isso não ocorrerá sem custos. Com esta alteração em seu status quo, muito se especula que as coisas nunca mais voltarão a serem as mesmas e que teremos uma nova forma de contar histórias daqui em diante.

Estejam certos que Pikachu também estará de volta

A vitória de Ash Ketchum significa algo

Toda vez que uma região inédita é adicionada aos jogos principais, o ciclo era o mesmo para Ash Ketchum. Após ser derrotado na Liga Pokémon anterior, ele volta para casa, deixa seus monstrinhos no laboratório do Professor Carvalho e “reinicia” sua jornada. Em Sol e Lua ele finalmente se tornou o Campeão e, agora na saga Jornadas, o Mestre que tanto almejou em seu caminho.

Isso significa que certas convenções estão prestes a mudarem em definitivo. Uma coisa que fã algum aceitaria, por exemplo, é ver o treinador recomeçando em algum lugar e perdendo para um jovem aleatório com uma criatura no nível 5. Pikachu, vamos combinar, já derrubou verdadeiras lendas e deste fato não dá para escapar mais.

Porém, como fazer uma jornada válida para o herói sem que ele passe por vitórias e derrotas? É certo que ninguém está passível de ser invicto na vida e no desenho animado, mas vamos ser sinceros, não seria até esquisito vê-lo perdendo uma batalha contra um líder de ginásio agora? Considerando que no último arco ele bateu em oponentes como os Campeões de Unova, Hoenn, Sinnoh e Galar, temos de combinar que isso seria extremamente vergonhoso.

Nem Cynthia aguentou o tranco

Não apenas para Ash Ketchum, mas para toda a equipe de roteiristas também. Afinal de contas, por ele ser o treinador mais forte, espera-se que saiba selecionar boas criaturas para formar um time e tenha aprendido certas lições: evoluir toda a sua equipe, dar valor ao treinamento, usar toda estratégia possível e experimentar bastante durante as batalhas.

Aí você me virá com um dilema: basta colocá-lo de lado e inserir um novo herói para a jornada. Seria um belo desfecho, eu particularmente até gostaria que isso acontecesse. Só que temos de considerar o quanto a figura dele e do Pikachu são lucrativas e que nunca abririam mão do marketing que já obtiveram com os dois estampados. Dificilmente ele seria trocado, exigiria uma coragem que sabemos que a The Pokémon Company não tem. Dá para afirmarmos isso só de ver os jogos recentes…

Com isso em mente, a figura do herói em Paldea é mais do que certa. No último arco, seu protagonismo dividido com Go funcionou muito bem e traz questões que podem ser trabalhadas no futuro. Acostumar o público com essa separação de histórias e deixar ele agir como um coadjuvante pode permitir que isso ocorra com mais tranquilidade. Permitam que Ash Ketchum capture monstrinhos mais poderosos, botem outro correndo atrás das insígnias e dos desafios escolares e a estrutura está pronta para manterem o clima apresentado.

Será que veremos um novo herói ou heroína acompanhando Ash?

Devemos confiar no futuro do anime?

Para ser muito sincero com vocês, a The Pokémon Company não tomaria a decisão de permitir que ele se tornasse um Mestre Pokémon sem um plano por trás disso. Voltando a citar Sol e Lua, lá foi a primeira vez que quebraram a fórmula clássica para trazer não apenas um novo tipo de narrativa, mas também animações diferentes. Em Jornadas trouxeram até certo destaque para Galar, mas foi acertado fazer o jovem viajar pelo mundo e reencontrar diversos rostos conhecidos.

Eu não acredito que agora retornarão com a fórmula clássica de volta. Basta notar que mal vimos 50% dos líderes de ginásio de Galar no desenho animado, por exemplo. Apenas 4 dos 10 conhecidos chegaram na telinha e foram apresentados devidamente. Ou seja, não precisa enfiar Ash Ketchum de novo nesta trajetória que já viram que o personagem também funciona fora dela.

Permitir que eles apresentem uma nova forma de contar histórias é essencial para não se frustrar neste próximo arco. Paldea, a região de Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, é a primeira de mundo aberto de toda a franquia e oferece novas formas para monstros conhecidos e a aparição de alguns inéditos. Essa liberdade toda que você supostamente terá na nova aventura ser transferida ao anime pode trazer possibilidades distintas para o roteiro.

Veremos coisas novas para Ash, o novo Mestre Pokémon

Por que não centrar a jornada dele nas feras lendárias, Miraidon e Koraidon, por exemplo e contar outra história enquanto vemos um herói diferente alcançando insígnias e perseguindo o sonho da Liga? Ou trazê-lo como um mentor para uma nova geração de treinadores, mostrando que ele ainda tem lenha para queimar ali e passar esta tocha com mais transparência? Acredito que haja um mundo inteiro de oportunidades que poderiam aproveitar neste novo continente.

A quem devemos enganar? Alguns conceitos não mudam, como a exploração massiva da nova área para mostrar os Pokémon inéditos e personagens que vivem lá. Ver Ash Ketchum capturar e lutar com alguns deles, trazendo o delírio de cenas que ficarão na memória dos fãs que estiverem acompanhando. Observar, nem que seja por um tempo, ele com Pikachu no ombro caminhando por alguma rota. Isso não mudará, você pode apostar. Porém, explorar caminhos narrativos diferentes é essencial para a nova jornada do jovem e precisamos encarar que um ciclo pode ter se encerrado de forma definitiva.

Sendo direto com vocês, não creio que um dia descartarão o herói e deixarão ele na geladeira por um tempo. Por enquanto, o que podemos aceitar é que vem aí uma nova forma de se contar essa história e que sua posição como Mestre Pokémon vai alterar de vez ciclos que conhecíamos. Que venha a próxima fase do desenho e que ela seja tão encantadora quanto essa última. Só não espere que repitam as fórmulas e dê espaço para o novo te atingir. Quem sabe não temos aí um novo hit?

Veja mais em Animações e Curtas!

Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rafael da Costa
Rafael da Costa
2 anos atrás

Só uma correção, o Ash NÃO se tornou um mestre pokémon, e sim, o campeão de uma liga. Para se tornar um mestre pokémon vai além de ser o campeão da região ou de uma liga, vide os jogos “temos que pegar”…

Marcus
Marcus
2 anos atrás

Rafael vc tá errado ele não ganhou uma simples liga, eu ele é campeão mundial ou seja o mais forte treinador pokémon do mundo , concordo que não e um mestre pokémon mas ser campeão do mundo e de uma simples liga tem uma grande diferença

Junior
Junior
2 anos atrás

Ser o campeão e se MANTER como campeão são duas coisas beeeem diferentes. É claro, ele tem todo o mérito por, finalmente, ter conquistado o título mundial e torcemos para que o mantenha por muito tempo… mas é preciso lembrar que em toda competição há vitórias e derrotas, e não seria nenhuma vergonha o Ash perder novamente, pelo contrário, não é só possível como também muito provável que ele perca, seja em uma revanche contra o vice campeão ou outros desafiantes do torneio, afinal, ele venceu por muito pouco. Cada espectador tem a sua opinião sobre como as coisas deveriam ser e como o roteiro deveria ser escrito, mas acredito que veremos poucas mudanças na narrativa do anime: aquela velha história que funciona há 25 anos: o Ash continuará sendo o protagonista, e vai iniciar uma nova jornada, em um novo cenário, com novos pokémons. Talvez, a diferença é que agora ele não será o desafiante do torneio, mas defenderá o título de campeão.

Vanessa
Vanessa
2 anos atrás

Ele n se tornou um mestre pokémon, como no próprio anime ele fala ” ser campeão mundial é um dos passos pra ser um mestre”

Pin