A Sociedade Astronômica Americana (AAS) está pedindo ao governo que estabeleça regras para limitar a publicidade espacial antes que essa prática se torne comum, o que pode acontecer ainda nesta década.
Para os astrônomos, entender melhor o universo depende de uma visão limpa e sem obstruções do céu. No entanto, esse trabalho está sendo ameaçado pelo aumento de atividades espaciais, como o lançamento de grandes quantidades de satélites.
Os especialistas estão especialmente preocupados com possíveis colisões que gerem lixo espacial, interferências em sinais de rádio e emissões de radiação eletromagnética indesejadas.
Algumas empresas já manifestaram interesse em lançar dispositivos espaciais com o objetivo de exibir anúncios visíveis da Terra, usando luz para chamar a atenção.
“Esse tipo de uso do espaço ainda é pouco explorado, mas pode trazer grandes desafios para a astronomia, que depende de telescópios terrestres. Além disso, estudar o universo também faz parte do direito à ‘exploração e uso do espaço’, garantido pelo Tratado do Espaço Sideral”, explicou a Sociedade Astronômica Americana.
Veja mais sobre web.