O desenho animado Batman: Cruzado Encapuzado tem uma grande proposta em mãos, trazendo nomes conhecidos como Bruce Timm, J.J. Abrams e até Matt Reeves para contar a história das primeiras semanas de Bruce Wayne como um dos mais icônicos super-heróis de toda a história da DC Comics.

Dos dez episódios que vão compor esta primeira temporada, tivemos acesso a três deles para conversarmos sobre o assunto e mostrar nossas primeiras impressões. E posso ser honesto com vocês? Se gostavam de Batman: A Série Animada ou qualquer outra animação que foi produzida por Bruce Timm, esta nova obra é indispensável.

O espírito de Batman: Cruzado Encapuzado

Mesmo com diversas qualidades, Batman: Cruzado Encapuzado se destaca demais por carregar o mesmo espírito dos clássicos desenhos de super-heróis dos anos 90. As técnicas de animação podem ser atuais, pode ser outra realidade, mas se colocasse este lado-a-lado do antigo, você notaria que a alma é a mesma.

Os três primeiros episódios mostram muito disso, com a estrutura seguindo padrões similares – ainda que a história seja diferente em cada um deles. Temos aqui o estilo “vilão da semana”, com algo maior acontecendo ao fundo de toda a narrativa. Personagens são inseridos como os “oponentes”, enquanto outros que orbitam a narrativa trazem a promessa de algo ainda maior sendo construído.

Sendo sincero, eu achei isto muito interessante em Batman: Cruzado Encapuzado e me levou diretamente à minha infância. Nada de tecnologia para todo o lado, o Homem-Morcego não tem milhões de telas ao seu redor para agir ou sequer algo mais “requintado”. É ele, seus acessórios analógicos, o Batmóvel e os elementos “teatrais” de sua presença contra as piores figuras de Gotham.

A ambientação “noir” casa muito bem com o conteúdo, mostrando que não basta saber bater nos vilões, mas investigar também é essencial. E neste aspecto, vemos sua inteligência considerada superior em ação – misturando bem momentos como o vigilante e como a persona de Bruce Wayne em meio à história. Ambos têm grande destaque e acredito que continuará seguindo neste ritmo agradável.

Já em relação aos vilões de Batman: Cruzado Encapuzado, posso garantir que não permanecerão na “mesmice” de figuras como Coringa, Duas-Caras e outros que já estão estabelecidos em suas histórias. Temos algumas mudanças estruturais, com a mistura de rostos conhecidos e outros que se encaixam perfeitamente dentro desta narrativa. Até mesmo a abordagem de alguns difere, deixando as coisas um pouco mais interessantes.

Uma nova era com a DC

Ao lado de Minhas Aventuras com o Superman, Batman: Cruzado Encapuzado mostra que a grande preocupação é trazer a alma destes personagens, dos icônicos super-heróis, como o seu principal foco. Se Clark Kent se destaca pelo símbolo da esperança e sua relação com a humanidade, Bruce Wayne segue o próprio caminho e tem exposto alguns de seus traumas e das perturbações que sofre pela fatídica noite em que seus pais foram assassinados.

Neste aspecto, a produção também acerta demais e mostra o quão frágil o herói é quando não está batendo em alguém ou salvando as pessoas. Há um diálogo muito interessante em um destes primeiros episódios que promete se desenvolver ainda mais dentro da narrativa, fora alguns detalhes aqui e ali, mostrando que teremos uma abordagem maior do lado “humano” dele e as dores que ainda sofre.

Leia mais:

Além disso, só posso revelar que vocês devem sim ter grandes expectativas para Batman: Cruzado Encapuzado. Estava bem cético em relação ao que veria, sabendo que podiam errar várias coisas e me surpreendi muito positivamente. Até mesmo o ritmo dos episódios é bem aproveitado, fazendo com que seus 20 e poucos minutos pareçam uns 40 pela qualidade e conteúdo apresentado.

Mesmo vendo três dos dez episódios, acredito que seguindo o que já estabeleceram já traz um grande acerto – tanto para a história baseada nas HQs da DC Comics como ao próprio super-herói. Seja você um fã do gênero ou apenas das histórias de Gotham City, nós a recomendamos para continuar acompanhando a forma como este universo se desenvolverá daqui em diante.

Batman: Cruzado Encapuzado estreia no dia 1 de agosto de 2024, de forma exclusiva na Amazon Prime Video. Seus dez episódios estarão disponíveis simultaneamente. Veja mais em Críticas de Séries!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin