A British Broadcasting Company planeja reiventar a programação usando a inteligência artificial para ajudar a criar “uma BBC mais pessoal”.
O projeto reúne especialistas da indústria, organizações internacionais e pesquisadores de oito universidades do Reino Unido para renovar a programação.
Nos próximos cinco anos, os analistas trabalharão para “criar um conjunto de pesquisas, insights e protótipos que possam começar a ter um impacto real na BBC e no seu público”, de acordo com um anúncio emitido para a imprensa.
A IA combinará dados anônimos com algoritmos e análises, especificamente em quatro áreas:
- Compreender o público: o que os espectadores querem da BBC? Por que eles querem isso? Qual o impacto que os programas ou serviços têm sobre eles?
- Compreender conteúdo: o que o aprendizado pode revelar sobre programas existentes? O que a BBC pode ganhar com isso?
- Personalizações e ferramentas de design e algoritmos para ajudar os programadores a tomar decisões editoriais e de comissionamento.
- Conteúdo do futuro: projetar experiências futuras com base em transmissão baseada em objetos e novas formas de jornalismo de dados.
“O aprendizado da máquina vai desempenhar um papel cada vez mais importante no mundo”, de acordo com Samantha Chadwick, chefe de parcerias na R&D da BBC. “Queremos aplicar esses avanços na ciência dos dados ao setor de mídia e fazer uma diferença real na vida das pessoas”.
A parceria também permite uma série de oportunidades educacionais, incluindo a formação de uma nova geração de cientistas de dados sobre “problemas reais de mídia”.
Significa que o aprimoramento de programas e engenharia digital criará inovações tanto em relação a conteúdo, pesquisas, quanto para sistemas educacionais.
As instituições participantes incluem: as universidades de Bristol, Manchester, Edimburgo e Surrey; Colégio Imperial de Londres; Universidade Queen Mary de Londres; Ulster University; e University College London.