100 anos após ter sido escrito, Beren e Lúthien, de J.J.R. Tolkien, foi publicado. Agora terá uma versão em português pela editora HarperColling, a qual assumiu a publicação de todas as obras do escritor no Brasil.
Beren e Lúthien
Escrito em 1917, enquanto Tolkien regressava da Batalha do Somme, durante a Primeira Guerra Mundial, conta a história de amor entre um mortal chamado Beren com a princesa élfica Lúthien.
O escritor britânico se inspirou em sua esposa, Edit Bratt, para criar a personagem da história. Inclusive, no Cemitério Wolvercote, em Oxford, no túmulo onde o casal se encontra, abaixo de seus nomes existe a descrição com os nomes dos personagens.
“Nunca chamei Edith de Lúthien – mas ela foi a fonte da história que no devido tempo tornou-se a parte principal do Silmarillion. Foi primeiramente concebida em uma pequena clareira em um bosque repleta de cicutas em Roos, Yorkshire (onde por um breve período estive no comando de um posto avançado da Guarnição Humber em 1917, e pôde morar comigo por um tempo). Naqueles dias seu cabelo era preto, sua pele clara, seus olhos mais brilhantes do que você os viu, e ela sabia cantar – e dançar”. J.R.R. Tolkien, Carta para Cristopher Tolkien, 11 de julho de 1972
O novo livro foi editado por Cristopher Tolkien, o qual se tornou herdeiro literário das obras do pai após sua morte, em 1973, e compilou trechos de contos e poesias que compuseram parte da narrativa que antecede a trilogia O Senhor dos Anéis, em obras como O Silmarillion e Contos Inacabados de Númenor da Terra Média.
“Beren e Lúthien” terá ilustrações de Alan Lee e deve chegar ao Brasil ainda em 2018.