A Bungie é, até hoje, a aquisição mais cara da história do PlayStation. A aquisição foi concluída em 2022 e custou cerca de 3,7 bilhões de dólares. Essa compra fazia parte do planejamento da Sony para buscar um live service de sucesso.
Inicialmente, a Bungie confirmou que seria administrada como “uma subsidiária independente” da Sony. Dessa forma, a Bungie continuaria tendo o poder de escolher a forma de publicar seus jogos, quais jogos iria fazer e em quais plataformas esses jogos seriam lançados.
Mas parece que isso está prestes a mudar. Após a queda de desempenho comercial, somada à péssima recepção de Marathon — jogo para o qual a Sony não descarta a possibilidade de cancelamento —, a empresa está prestes a tomar o controle da Bungie e incluí-la no grupo PlayStation Studios.
Essa informação foi revelada pela própria diretora financeira (CFO) do PlayStation, Lin Tao:
“Sobre a governança da Bungie, no momento da aquisição, oferecíamos um ambiente muito independente, então essa era uma forma de pensar.
No entanto, depois disso, passamos por uma reforma estrutural, como anunciamos no ano passado. Então, essa independência está diminuindo, e a Bungie está assumindo um papel que a torna mais parte da PlayStation Studios, e a integração está em andamento.”
Com a Bungie perdendo a autonomia, a Sony passará a escolher quais projetos o estúdio vai desenvolver e em quais plataformas esses jogos irão chegar.