Foi encontrada uma cabeça de lobo antigo com nada menos do que 30 mil anos de idade nas geleiras da Sibéria. A cabeça está bem conservada, e condiz com uma espécie de lobo a qual vivia na antiguidade.
Mede aproximadamente 40 cm de largura, sendo que a cabeça de um lobo da atualidade mede cerca de 27 cm.
Este lobo pode servir como um importante marco para os estudos sobre genética e história da fauna no planeta. Ou até a origem da domesticação de cães.
Um morador local que mora no distrito de Abyisky, no norte da Yakutia, Sibéria descobriu a cabeça desmembrada no derretimento durante o verão de 2018, relatou o jornal Siberian Times. A descoberta foi tornada pública no Museu Nacional Miraikan de Ciência e Inovação Emergentes, em Tóquio, no Japão, durante a inauguração de uma grande exposição.
“Esta descoberta é incrível”, disse Julie Meachen, paleontologista de vertebrados e professora associada da Universidade Des Moines. “Isso me fez querer ir à Sibéria e procurar mais espécimes da Era do Gelo. Parece que morreu ontem! Nós nunca vimos um lobo da Era do Gelo em carne e osso antes e este é um grande espécime. ”
Abaixo você confere algumas imagens.
Imagens e um scan da cabeça de lobo antigo
Veja mais sobre natureza.