Hoje é 1 de agosto, um marco bem especial dentro da franquia Digimon – é o dia em que os primeiros digiescolhidos vão ao mundo digital viver suas aventuras e também é uma data celebrada pelos fãs em todo o planeta de uma dos mais icônicos animes do fim dos anos 90 e no início dos anos 2000.
Seja nos desenhos animados, videogames, coleção de brinquedos e action figures e até mesmo em mercados como Trading Card Game e colecionáveis, a franquia reuniu apaixonados por todo o planeta e deve ser lembrada com carinho por aqueles que acompanharam no passado, presente e por quem continuará de olho no que vem por aí.
O surgimento de Digimon
Apesar de muitos saberem, é bom manter claro: Digimon não nasceu no anime com Tai e Agumon – apesar disto ter sido o responsável por viralizar sua história e criaturas entre crianças e jovens. Seu surgimento veio nos games em 1997, através daqueles famosos “virtual pet” (similar aos Tamagotchi).
Com a Bandai Namco estendendo o seu alcance, obviamente tentando obter uma parcela do sucesso visto pela Game Freak e seu Pokémon, tivemos um verdadeiro “boom” de monstros digitais e histórias baseadas em seus personagens. Mangás, revistas especializadas, jogos eletrônicos para os consoles, anime, filmes e uma série de produtos que fizeram a cabeça das crianças ali nos anos 2000.
Nos games, é impossível citar a franquia sem citar a série “Digimon World”. Quem não lembra de ter cuidado de um Agumon pela Ilha Arquivo até ele se transformar em um grotesco Numemon? Ou de pilotar os Digi-Beetles dentro das dungeons no segundo título? No meu caso, comecei direto em DW3 – que era um RPG bem completo para a sua época e me fez gastar horas treinando minha equipe.
Claro que isso era apenas no primeiro PlayStation, tivemos vários outros games saindo nos dispositivos Nintendo e até mesmo no Xbox e PCs. O último lançado foi Digimon Survive – um RPG tático misturado com visual novel – trazendo uma história inédita de como seria as grandes ameaças do mundo digital aos seres humanos.
Os animes trouxeram grande popularidade
Como afirmei acima, Tai e Agumon foram responsáveis por disparar a popularidade da franquia e se tornaram marca registrada dela através dos anos. Os personagens de “Adventure” marcaram tanto que continuam fazendo pontas até os dias atuais – seja em uma nova versão da sua história, filmes e até sequências diretas dos eventos vistos na primeira e segunda animação.
Mesmo com Digimon 02 se tornando um sucesso, ele mal chegou próximo ao carisma que a versão “Tamers” teve com o seu público. Atingindo diretamente a faixa etária mais jovem (que cresceu com aquelas histórias também), foi entregue uma história madura, cheia de nuances e monstros que marcaram a franquia – vide Guilmon, Beelzemon e diversos outros.
Bom, de lá para cá não parou de sair novas adaptações. Em “Frontiers” vimos os digiescolhidos se transformando nos monstros digitais, em “Savers” foi mostrada uma convivência maior entre os humanos e os Digimon e tivemos outros como “Xros Wars”, “Hunters” e até “Appli Monsters” surfando na nova era digital.
O último desenho baseado na franquia foi Digimon Ghost Game – mostrando os clássicos e icônicos monstros invadindo nossa realidade e no potencial assustador que alguns têm consigo. Não pode ser considerada a melhor obra da franquia, mas com certeza faz belas homenagens a diversos outros momentos da saga e não é “de se jogar fora”.
Veja mais:
- Digimon e os melhores jogos da franquia
- Digimon das piores às melhores temporadas do anime
- Digimon Adventure 02: The Beginning divulga abertura
25 anos de Digimon
Recentemente nós tivemos a chegada de Digimon Adventure 02: The Beginning nos cinemas, que inclusive teve exibição no Brasil, mas o que nos reserva para o futuro?
Bom, a Bandai Namco não divulgou absolutamente nada neste aniversário de 25 anos da franquia. Sem anúncio de novos games, sem previsão de estreia de uma nova animação baseada na franquia ou sequer uma revelação tímida de que algo estava a caminho.
Que um novo Digimon existirá nos games e teremos novos animes, é óbvio. Mesmo não sendo a principal fonte de renda da produtora, a marca continua fortíssima nos dias atuais e não seria desperdiçada na geladeira. Porém, o futuro se mantém incerto e mais informações devem surgir apenas em futuras apresentações da marca.
E você?
Você é um fã de Digimon, assim como nós? Conte aqui nos comentários como a franquia impactou sua vida, seus monstros favoritos, momentos que te marcaram no anime ou nos jogos…enfim, aproveite este espaço para dividir o amor pela saga conosco. Te esperamos por aqui!
Veja mais em Mundo Geek!