- Cena foi criada com efeitos digitais, mas o realismo foi tamanho que o público não percebeu
- Essa é das questões abordadas na greve dos atores em Hollywood
Uma cena deTony Stark, em “Homem de Ferro 3” foi completamente feita por IA e o público não notou.
A cena específica é a do momento em que Tony Stark joga o seu antigo Reator Arc no oceano, enquanto aparecem os destroços da antiga mansão de Malibu. O ator Robert Downey Jr. Não estava presente no local da cena. Portanto, foi criada totalmente com efeitos especiais.
O ator que interpreta Tony Stark estava machucado na época das gravações. E foi substituído por um dublê, que usou os aparatos no rosto, para ser recriado digitalmente o rosto de Downey Jr.
Os fãs não perceberam na época que a cena era toda artificial.
Essa discussão sobre o direito de imagem é uma das problemáticas que envolvem o uso da Inteligência Artificial (IA) em filmes. E que impulsionou a greve dos atores iniciada em 13 e julho em Hollywood.
O uso da tecnologia é muito comum, mas gera questões trabalhistas a serem tratadas.
É comum os efeitos especiais serem apreciados por quem assiste, mas quando não são bem realizados, viram memes ou são duramente criticados. De qualquer forma, a concorrência com a IA pode ser desleal e precarizar o trabalho dos atores.
Por outro lado, alguns diretores da indústria, como Christopher Nolan, fazem questão de utilizar efeitos práticos em seus filmes – como o caso de Oppenheimer.
Veja mais sobre cinema!