Se você costuma beber água de chuva por alguma razão, os cientistas da Universidade de Estocolmo têm uma péssima notícia. Analisando partículas de todo o planeta, foram encontradas substâncias químicas de polifluoralquil, ou PFAS se preferir. Estes são componentes que não se dissolvem por ações da natureza, permanecendo presentes até nas gotas que estão caindo do céu.
O autor do estudo, Ian Cousin, afirma que não é mais seguro beber o líquido. “Baseado nos últimos guias dos Estados Unidos sobre a água, a chuva em todos os lugares do mundo está sendo considerada não-saudável para beber. Apesar disto não ser oferecido de forma industrial, muitas pessoas ao redor do planeta consideram seguro e se deixam suprir por este recurso”.
Os problemas apontados pelos cientistas
Estes cientistas apontam que, caso você não os escute ou siga suas instruções, terá uma série de problemas de saúde que vão desde infertilidade até um aumento no risco de se contrair um câncer. Nas crianças isto é ainda mais perigoso e pode até interferir no desenvolvimento delas. O estudo também apontou que houve uma queda do uso de PFAS nos últimos vinte anos, porém precisarão continuar a análise no futuro para determinar quando beber a água que vem das chuvas será saudável novamente.
Veja mais em Ciência!