Cientistas russos aparentemente conseguiram reverter o tempo em uma fração de segundo em um experimento conduzido por computador quântico.
Uma equipe de físicos levou um computador quântico da IBM para o estado em que esteve apenas um momento antes, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature Scientific Reports.
Este experimento provavelmente não resultará em uma máquina do tempo para os humanos, mas representa um grande avanço nas tecnologias da computação quântica.
“Criamos artificialmente um estado que evolui em uma direção oposta à da flecha termodinâmica do tempo”, disse Gordey Lesovik, físico quântico do Instituto de Física e Tecnologia de Moscou que liderou o projeto de pesquisa, em um comunicado de imprensa publicado pela Universidade.
A equipe de Lesovik trabalhou junto com cientistas da Laboratório Nacional de Argonne, em Illinois, para realizar milhares de experimentos para tentar reverter o tempo em um elétron.
Depois de muitas tentativas, eles conseguiram reverter o estado que o computador estava para uma fração de segundo antes em 85% das vezes.
Isso aconteceu somente se eles estivessem trabalhando com um sistema simplificado de dois qubits. Já um computador com três qubits era mais caótico e complicado. A inversão de tempo só funcionaou 49% do tempo.
Esses experimentos, no entanto, não implicam em descobertas relacionadas à volta no tempo, levando em conta que são pesquisas realizadas no âmbito computacional.