Pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criaram uma fralda inteligente que envia um sinal para um dispositivo caso ela esteja molhada.

Seria, basicamente, uma fralda Wi-Fi, em que os pais são avisados caso o bebê tenha feito alguma necessidade: xixi ou cocô. Aí, vem aquele pequeno aviso: “hora de trocar!”.

Uma maneira alternativa de apenas ouvir o choro do bebê e conferir o que está errado. Bem, a tecnologia surge para facilitar a vida de todos, né? Até dos bebês.

O sensor consiste em uma etiqueta de identificação por radiofrequência passiva (RFID), que é colocada abaixo de uma camada de polímero super absorvente, um tipo de hidrogel que normalmente é usado em fraldas para absorver a umidade. Quando o hidrogel está molhado, o material se expande e se torna levemente condutor – o suficiente para acionar a etiqueta RFID e enviar um sinal de rádio para um leitor de RFID a até 1 metro de distância.

Os pesquisadores estimam que o sensor custa menos de 2 centavos de dólar para fabricar, tornando-o uma alternativa descartável e de baixo custo a outras tecnologias de fraldas inteligentes.

Com o tempo, as fraldas inteligentes podem ajudar a registrar e identificar certos problemas de saúde, como sinais de constipação ou incontinência também. O novo sensor pode ser especialmente útil para enfermeiras que trabalham em unidades neonatais e cuidam de vários bebês ao mesmo tempo.

Pankhuri Sem, pesquisador assistente do laboratório AutoID do MIT, diz:

“As fraldas são usadas não apenas para bebês, mas também para o envelhecimento de populações ou pacientes acamados e incapazes de cuidar de si”, diz Sen. “Seria conveniente, nesses casos, que um profissional de saúde seja notificado de que um paciente, particularmente em um hospital de múltiplas camas, precisa se trocar.”

“Isso pode prevenir erupções cutâneas e algumas infecções, como infecções do trato urinário, tanto no envelhecimento quanto na população infantil”, acrescenta o colaborador Sai Nithin R. Kantareddy, estudante de graduação do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT.

Veja mais sobre tecnologia!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin