Pela primeira vez, astrônomos conseguiram criar um mapa 3D da atmosfera de um exoplaneta. O planeta, chamado WASP-121b (ou Tylos), está a cerca de 900 anos-luz de distância, na constelação de Puppis.
Esse exoplaneta é conhecido como um “Júpiter ultraquente”, um gigante gasoso que orbita tão perto de sua estrela que um ano lá dura apenas 30 horas terrestres.
Por causa disso, um lado do planeta está sempre voltado para a estrela e é extremamente quente, enquanto o outro lado é bem mais frio.
Para criar o mapa 3D, os cientistas usaram o instrumento ESPRESSO, instalado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO).
Eles combinaram a luz dos quatro telescópios do VLT para analisar o planeta durante uma passagem completa em frente à sua estrela. Isso permitiu que detectassem diferentes elementos químicos em várias camadas da atmosfera.
Julia Victoria Seidel, pesquisadora do ESO, explicou:
“Descobrimos algo surpreendente: um jato de vento forte circula material ao redor do equador do planeta, enquanto uma corrente diferente, em camadas mais baixas da atmosfera, move gás do lado quente para o lado frio. Esse tipo de clima nunca foi visto antes em nenhum planeta. Até os furacões mais fortes do Sistema Solar parecem calmos em comparação.”
Veja mais sobre ciência.