Pesquisadores da Universidade do Arizona sugeriram um avião inflável para explorar Marte, que seria uma alternativa extremamente mais barata do que as atuais para descobrir mais sobre o planeta vermelho.
A exploração de um novo planeta não é nada barata e nem fácil, mas esta alternativa poderia ser feita com uma fração do preço do que outras maneiras.
Como funciona o avião inflável para explorar Marte
O interessante deste avião é que ele pesa apenas 5Kg e suporta uma asa grande, que tornaria possível ver o planeta de cima, com olhos de pássaro.
O design inteligente, disponível como pré-impressão no banco de dados do arXiv, viajaria para Marte em um cubicato, uma espécie de cubo transportado pelo espaço.
Então, uma pequena nave espacial de entrada atmosférica a traria para a superfície marciana, onde uma lança telescópica seguraria o planador enquanto ele se desdobra em sua estrutura de asa enrolada, bombeando gás nitrogênio em compartimentos especiais.
A maior parte do dispositivo seria coberto com material sensível a raios ultravioleta, que se torna mais resistente com os raios de sol. Depois de uma hora ele estaria pronto para decolar, por meio de propulsão a gás.
“O conceito de planador de Marte proposto aqui fornece um novo caminho para acelerar a exploração da superfície marciana a uma fração do custo dos conceitos anteriores de aviões de Marte”, diz a publicação sobre o dispositivo.