Games

Clássicos personagens do Mortal Kombat ganham vida nova em incrível projeto de IA

Os guerreiros pixelados de Mortal Kombat são ícones desde os fliperamas dos anos 90, mas o tempo nem sempre foi gentil com seus visuais de baixa resolução. Agora, graças ao poder da inteligência artificial, um artista digital conhecido como Kane decidiu dar a esses personagens um impressionante banho de loja digital, mostrando como seria um remaster HD dos clássicos.

Usando a ferramenta de upscaling WAN 2.2, Kane alimentou o software com descrições detalhadas dos sprites originais. O resultado é surpreendente: personagens como Johnny Cage, Sonya e Jax ganharam uma resolução que rivaliza com assets de games modernos. A versão de Cage do MK2 e da Trilogia parece quase perfeita, com linhas nítidas e cores vibrantes que capturam perfeitamente sua pose arrogante de astro de Hollywood. Sonya também brilha, com sua bandana verde e postura durona ganhando um novo nível de clareza. E os braços metálicos de Jax ficaram tão realistas que parecem saltar da tela direto para um console da geração atual.

O processo não para por aí. Kane ainda refina as imagens no DaVinci Resolve, usando Optical Flow para suavizar as animações e aumentar a taxa de quadros, dando ainda mais fluidez aos movimentos.

Mas nem todos os personagens saíram ilesos do processo. A versão do Johnny Cage do MK1 ganhou uma barba não planejada, um glitch onde a IA interpretou errado uma linha de sua face. Já Kano ficou com a máscara do MK3 impecável, mas sua versão do primeiro jogo ficou confusa, com a IA até mesmo falhando em renderizar seus sapatos corretamente. Liu Kang manteve o espírito, mas perdeu detalhes. Sindel, infelizmente, foi a que mais sofreu, com sua estética de banshee transformada em algo quase irreconhecível. Sub-Zero e Shao Kahn também decepcionaram, perdendo parte da personalidade e precisão dos originais.

A iniciativa de Kane surge em um momento onde projetos oficiais de remaster esbarram em dificuldades. A Eyeballistic, por exemplo, chegou a propor uma remake em 3D dos três primeiros jogos para a Warner Bros em 2018, mas a ideia foi recusada. Uma segunda tentativa, em 2021, também não saiu do papel, deixando os fãs apenas com concept arts e muita expectativa.

O método de Kane, focado em IA, prova ser uma alternativa mais ágil e acessível para revitalizar esses clássicos, sem a necessidade de criar modelos 3D do zero. É um vislumbre empolgante, e cheio de personalidade, de como o passado glorioso do Mortal Kombat pode voltar com tudo às telas.

Veja mais sobre games.

Jornalista há mais de 20 anos e fundador do NERDIZMO. Foi editor do GamesBrasil, TechGuru, BABOO e já forneceu conteúdo para os principais portais do Brasil, como o UOL, GLOBO, MSN, TERRA, iG e R7. Também foi repórter das revistas MOVIE, EGW e Nintendo World.

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin