Porque a cultura de idolatrar princesas se alastrou pelo ocidente? Aquelas meninas e mulheres sempre “perfeitinhas” e que não podem se sujar? Essa é a questão que a Coleção Antiprincesas criada por Nadia Fink e Pitu Saá, coloca em pauta quando iniciamos a leitura.
A primeira edição da série, Frida Kahlo, lançada no Brasil traduzida pela Editora Sur em parceria com a Chirimbote, conta a história de uma das mais importantes artistas e mulheres do México.
De forma dinâmica, rápida e bem fácil de entender, a publicação traz dados históricos e biográficos da artista, com um tom de caricatura, muita fofura e humor.
É uma leitura deliciosamente agradável, onde você passa a conhecer um pouco mais sobre Frida, sua história e seus ideais. Toda a narrativa muito bem acompanhada pelas coloridas ilustrações de Pitu.
É uma publicação sem frescuras, que fala de assuntos sérios e interessantes para crianças e jovens. Cai como uma luva para adultos também.
Um livro necessário para os tempos modernos de hoje. Chega de princesinhas bobas cheias de não me toques.
Como a publicação expõe em sua primeira página: “Para brincar, você tem que se sujar…”
Temos que dar atenção para personalidades reais e que realmente fazem a diferença. É o caso de Frida, de Juana Azurduy, Violeta Parra e outros heróis latinos que serão retratados nas próximas edições da série a serem lançadas.
Assim podemos, ao mesmo tempo que nos divertimos com uma aventura cativante, real, divertida e bem ilustrada, despertar consciência sobre o que se passa ou passou em pontos cruciais e significantes da história humana. Quem sabe para finalmente, nós ou nossas crianças, contribuirmos para melhorar o mundo.
Ficha Técnica:
Coleção Antiprincesas – Frida Kahlo
Sinopse:
Este livro representa uma ótima ferramenta para debater feminismo, gênero, luta de classes, arte e história com meninas e meninos de todas as idades!
Decidimos nos aventurar e conhecer um pouco sobre grandes mulheres e homens da nossa história. E começamos por uma das muitas mulheres que não se conformaram em fazer o que esperavam delas. Por isto Frida Kahlo é nossa primeira antiprincesa (ou princesa asteca, talvez): uma mulher que mostrou o corpo embora fosse manca, que pintou em uma tela os momentos mais tristes e mais felizes de sua vida, que, apesar de todos os seus sofrimentos físicos, procurou a arte, a alegria e lutou pelo bem do mundo não só para ela, mas também para muitas outras pessoas… Para menin@s de 4 a 100 anos!
Autores: Nadia Fink (Texto) e Pitu Saá (Ilustração)
Editora SUR
ISBN: 9788556480002
Edição: 2ª Edição
Páginas: 26 páginas
Ano de Publicação: 2015
Acabamento: BROCHURA
Dimensões: 1 x 21 x 21 (Altura x Largura x Comprimento)
Preço: R$ 25