A Holanda realmente é um país diferente e revolucionário. Se não bastasse lidar com a prostituição como um mercado, usar uma política de drogas flexível e deter grandes índices de alfabetismo e qualidade de vida, os holandeses também resolveram transformar suas igrejas em livrarias, cafés, pubs e casas de shows.
Essa decisão foi tomada porque essas instituições ficaram sem dinheiro para cobrir custos em manutenção, pois não há público o suficiente para gerar recursos e mantê-las ativas. Na Holanda, quem tem religião não costuma frequentar igrejas ou templos.
Uma pesquisa realizada em 2010 revelou que 44% da população holandesa se considera ateu. Enquanto 28% são católicos; 19% são protestantes; 5% são muçulmanos; e 4% são fieis de outras religiões.
É fato que as livrarias ficaram realmente bonitas e ganharam um novo significado. A oração passou a ser leitura. Destaque para a livraria Selexyz, que foi construída sob o teto de uma antiga catedral dominicana do século XIII, localizada no centro de Maastricht.
Outro exemplo é uma igreja do século XIX, de Amsterdam, que virou uma casa de shows chamada Paradiso. Lugar que contou com a participação de artistas como o Seu Jorge e prega ser “um refúgio ao talento criativo”. Confira as imagens a seguir.
Igrejas viram livrarias na Holanda
Será que o Brasil consegue chegar nesse nível de cultura? O que vocês acham?
bom de acordo com o Brasil e o rumo que estamos vivendo acho bem impossovel, estamos vivendo uma involução cultural, mais facil virar boteco do que uma livraria!