Com a ideia de que o conhecimento é mais acessível quando aliado à arte, o matemático e jornalista francês Amédée Guillemin reuniu artistas para ilustrarem seus livros científicos que explicavam como a natureza funciona.
O resultado foi uma série de ilustrações psicodélicas, feitos por diversos artistas que se dedicaram a tornar as leis abstratas da matemática cativantes aos olhos.
Amédée publicou sobre muitos assuntos científicos distintos, mas sua obra prima é o livro didático de física “Les phénomènes de la physique”, publicado em 1868. A espinha dorsal de sua popular enciclopédia dividida em cinco volumes “Le monde pshysique”, lançada em 1882.
O sucesso da obra é devido exatamente à proposta artística e científica do cientista. Com 31 litografias coloridas, 80 placas em preto e branco e 2.012 diagramas ilustrados, as ilustrações oferecem uma apresentação visual fascinante dos processos e fenômenos que Amédée elucida: gravidade, luz, som, calor, magnetismo, eletricidade, meteoros.
Muitas das artes, conservadas pela Wellcome Collection, foram desenvolvidas pela pintora parisiense René Henri Digeon, que se baseou em esboços do físico Jean Thiébault Silbermann.