Ter um modo online é essencial para a sobrevivência em um mercado de games cada vez mais competitivo. Para os jogadores, a experiência de se divertir com amigos faz parte do hobby digital.

Embora ainda sejam lançados com regularidade, jogos com modos exclusivamente offline vem se tornando cada vez mais raros na indústria de videogames. Passada é a época em que a experiência digital era vivida de forma solo ou com amigos em multiplayer local. Modos online são o novo normal.

Isso ocorre por muitos motivos, o principal deles sendo a sobrevida que títulos digitais conseguem. Ao terminar uma campanha individual, ainda existe a possibilidade de jogar com amigos e desconhecidos, o que é positivo tanto para os jogadores, quando para aqueles que estão por trás do desenvolvimento.

Um exemplo recente desse tipo de modelo é Palworld, lançado em janeiro de 2024. O título, sobre o qual vamos falar de forma mais aprofundada em tópicos posteriores, possui tanto modos solo offline, quanto gameplay online, onde grupos de até 4 pessoas (ou 32, com servidores próprios) jogam juntas.

O fenômeno de Palworld

Palworld foi lançado oficialmente na segunda metade de janeiro de 2024, nas plataformas Steam (compatível exclusivamente com computadores que utilizam o sistema operacional Windows) e na Microsoft Store, para o Xbox One e Xbox Series X/S. Existem planos para versões em outros consoles.

O título é uma amálgama de uma série de gêneros de videogames, como o tiro em terceira pessoa, sobrevivência, mundo aberto, colecionador de monstrinhos virtuais e RPG de ação. Dentre todos, são os monstrinhos que mais chamam a atenção, o que leva a comparações com a gigante “Pokémon”.

Menos de um mês após o seu lançamento, o jogo alcançou a marca de 19 milhões de jogadores, o que o coloca em proximidade com os mais recentes títulos de Pokémon, “Scarlet & Violet”, que até então venderam 24 milhões de cópias. Não vai ser surpresa se Palworld superar o rato amarelo da Nintendo.

Explicado tudo isso, Palworld é também um videogame com funcionalidades online, incluindo um modo multiplayer, onde até 4 pessoas podem jogar junto ao mesmo tempo. Para agregar mais do que esse número, é preciso contar com um servidor dedicado particular, algo suportado pelo próprio jogo.

O que são servidores dedicados?

O modo multiplayer de qualquer jogo online acontece em um espaço digital na nuvem chamado de “servidor”. Um servidor dedicado é aquele que existe com um único propósito, nesse exemplo do texto, hospedar partidas online de Palworld. Naturalmente, o jogo conta com servidores próprios.

Para aqueles que se interessam em hospedar partidas com mais de 4 jogadores, o ideal é buscar um servidor próprio, como é o caso da hospedagem VPS Palworld da Hostinger, a qual conta como uma série de benefícios para os jogadores. De cara podemos destacar o aumento de 4 para até 32 players.

Esse servidor dedicado ainda conta com vantagens como diminuição de lags nas partidas online, possibilidade de customizar elementos do jogo atrelados ao servidor original e um maior controle geral de todos os aspectos relacionados às partidas online com amigos e outros players da internet.

Como gerenciar um servidor dedicado?

O primeiro passo para criar um servidor dedicado é encontrar uma boa plataforma que disponibiliza o serviço, como é o caso da Hostinger, mencionada no tópico anterior. Levando em conta a popularidade atual de Palworld, estão preparados para recepcionar os players que buscam a tarefa.

Um servidor próprio possui um custo mensal, o qual pode ser dividido caso tenha um grupo de amigos que jogue regularmente. Existe suporte total para mods (algo apoiado pelos próprios desenvolvedores), bem como backups automáticos e o auxílio de ferramentas de inteligência artificial.

Por se tratar de um servidor próprio, existe grande liberdade sobre quase todos os aspectos do jogo, como vamos mencionar no tópico seguinte. Ao contrário dos mods, que possuem um alcance limitado às partidas offline, um servidor dedicado não está restrito às decisões dos desenvolvedores do game.

O que você pode fazer em um servidor próprio?

Em primeiro lugar, há aquilo que já mencionamos em pontos anteriores: o aumento do número de jogadores simultâneos, os quais passam de até 4 para até 32. Com 8 vezes mais pessoas, as partidas se tornam bem mais interessantes e dinâmicas, seja construindo ou enfrentando “Pals” em batalhas.

Em segundo lugar, pode-se alterar aspectos como taxa de spawns (a frequência com a qual monstros aparecem em determinados lugares), ciclos de dia e noite e, mais interessante, o nível de dificuldade. A complexidade dessas tarefas varia, mas boa parte delas pode ser controlada diretamente no game.

Há também o benefício de poder escolher quais pessoas se juntarão ao seu jogo, já que o servidor é próprio. Isso garante partidas mais divertidas, sem a presença de tipos de players comuns em jogos do gênero. E nenhuma dessas características vai contra o desenvolvimento original da Pocket Pair.

É claro que criar e gerenciar o seu próprio servidor em Palworld não é uma escolha para todos, considerando que existem custos, mas os benefícios compensam muito, especialmente para quem joga com frequência. Ao experenciar pela primeira vez, você não vai querer abandonar a alternativa.

Criar e gerenciar o próprio servidor em Palworld não é difícil, em grande parte pelo apoio oficial dos desenvolvedores do jogo. Isso, aliado a todas as possibilidades de customização mencionadas durante o texto, garante partidas online ainda mais divertidas, em grupos que excedem o limite inicial do título.

Veja mais sobre games!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin