É isso mesmo: os dinossauros viveram do outro lado da galáxia. Mas não precisa ficar confuso, esta informação parte de uma escala do tempo baseada na órbita do Sol em relação ao centro da Via Láctea.
O Sistema Solar leva 250 milhões de anos para completar uma volta no centro da Via Láctea. A última vez que o Sol esteve no ponto da galáxia em que se encontra hoje, o período Triássico tinha apenas começado e com ele as primeiras aparições dos dinossauros.
Isso significa que os dinossauros estavam muito mais longe da posição que estamos hoje. Para explicar o assunto de maneira didática, a cientista da NASA Jessie Christiansen desenvolveu uma animação que ilustra a rotação do Sistema Solar em relação ao centro da galáxia.
Como conta ao Business Insider, a ideia surgiu durante uma aula em que ela explicava sobre o tema e percebeu que todos estavam surpresos com a informação.
“Foi a primeira vez que percebi que essas escalas de tempo (escalas arqueológicas, de registros fósseis e astronômicos) na verdade combinam juntas. Então tive a ideia de mapear a evolução dos dinossauros através da rotação da galáxia”, explica.
I have always been interested in galactic archaeology, but I don’t think this is what they meant.
— Dr. Jessie Christiansen (@aussiastronomer) August 28, 2019
Did you know that dinosaurs lived on the other side of the Galaxy? pic.twitter.com/ngGCAu0fYU