Depois de testar o game na plataforma nativa, o PC, tivemos a oportunidade de testar também Company of Heroes 3 para consoles. Levando em conta que jogos de estratégia em tempo real (RTS) não são muito comuns de aparecer nos consoles, é muito bem-vindo que o game ganhe esta versão.

No geral, o game é o mesmo, com as mesmas campanhas, gráficos e mecânica. Tudo aquilo que comentei no texto de review do Company of Heroes 3.

Realizamos o teste em um PlayStation 5. E podemos dizer que, em geral, o game apresenta um desempenho ótimo.

Unidades, estratégias e cenários da Segunda Guerra Mundial

Este game gira em torno de diversos cenários inspirados na Segunda Guerra Mundial, e oferece tanto uma campanha focada na África, quanto na ofensiva da Itália – neste modo, com elementos mais de estratégia e a possibilidade de um gameplay em turnos em mapa tático.

Em ambos os tipos de jogo, bem como multiplayer, o jogador precisa dominar pontos, coletar armas, combustível e recursos para mobilizar unidades e esquadrões dos mais diferentes tipos.

Há unidades de infantaria, anti-infantaria, tanques, veículos, power-ups que oferecem mais poder de ataque ou suporte, e assim por diante. Então, o gameplay gira em torno de selecionar a unidade certa para detonar as unidades inimigas.

Ao longo do game, você logo pega o jeito e descobre as melhores maneiras, por exemplo, de lidar com um tanque, ou com uma metralhadora montada, até mesmo armas de grosso calibre.

Basicamente, o jogo é o mesmo da versão para PC. Com uma mudança, o controle do console de mesa. E isso traz uma diferença significativa.

O que muda [tudo] é a presença de um joystick

É interessante usar o joystick em um jogo de RTS, especialmente quando os controles são amigáveis, como é o caso aqui, e oferecem opções efetivas para as batalhas estratégicas.

Em especial, diferente da versão para PC, com mouse e teclado, senti mais a necessidade de usar a pausa tática. Ou seja, que transforma o jogo em uma espécie de game de turnos – onde você pode ordenar para onde as unidades vão em uma pausa.

Com o controle, a sensação ao menos no início é de que há menos agilidade do que com o mouse. No entanto, isso não significa algo ruim, pois dá uma vantagem para o posicionamento e a estratégia.

Observei que meu gameplay mudou entre uma plataforma e outra. Menos agilidade requer mais estratégia. E isso tornou as coisas bem legais.

Os comandos são bem intuitivos e dá para aprender rápido. Ao selecionar tropas ou construções com o X, é possível abrir uma roda de melhorias ou ações. No caso de unidades, para realizar melhorias, e no caso de construções, para recrutar tropas ou iniciar construções.

As tropas selecionadas também podem se mover, atacar ou recuar, sendo que cada botão oferece uma ação. Arrisco dizer até que ao pegar o jeito no controle, as coisas ficam até mais agradáveis do que com mouse e teclado. E a ação fica bem rápida.

O sistema de controle fácil me lembrou um pouco Halo Wars, que foi primoroso em oferecer jogabilidade fluida com o joystick, no Xbox 360.

Mesmo que os comandos pareçam um pouco confusos para quem é novo nesse tipo de jogo nos consoles, dá para aprender rápido.

Pode ocorrer alguma confusão ou falha ali, na hora da ação. Mas, no geral, tudo funciona bem e a pausa tática está lá para te dar amparo na hora que as coisas complicam.

Como jogador de jogos de estratégia desde criança, inclusive nos consoles – sendo minha primeira experiência em Populous, no Mega Drive –, e mais tarde jogos como Cities e Tropico nos consoles mais atuais, a jogabilidade ficou confortável.

A conclusão sobre o Company of Heroes 3 para consoles

Para aqueles que curtem jogar estratégia no PC, talvez não seja um bom investimento adquirir também a versão para console. Isso porque a jogabilidade no PC é mais ágil e é basicamente o mesmo jogo.

Mas se você curte jogos de estratégia e prefere os consoles para jogar qualquer coisa. Seja por ter uma TV parruda, um console de geração atual, joga no conforto do sofá, este game com certeza vai te prender e oferecer muita diversão e estratégia.

Veja mais sobre o game no site oficial.

Leia mais sobre games!

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pin