Company of Heroes 3 é um jogo que tem um grande peso antes mesmo de ser lançado. Isso porque é a sequência de uma grande franquia, que conquistou muitos a partir de 2006 e foi consagrado como um dos melhores jogos de estratégia em tempo real (RTS) de todos os tempos.
O novo game chega para manter viva a chama da série, que coloca os jogadores no comando de exércitos nas mais diversas situações inspiradas em guerras reais. Nós tivemos a oportunidade de testar o game, e podemos atestar que é uma excelente entrada não só na franquia, mas também para os games de estratégia em geral.
Onde Company of Heroes 3 se passa?
O jogador pode participar de duas campanhas, além de partidas online PvP. Nas campanhas, a primeira delas se passa na Itália, quando na Segunda Guerra Mundial, os Aliados (Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética) participaram da tomada da Sicília – em um esforço para tirá-la das mãos do fascismo. Já a segunda campanha se passa no Norte da África e acompanha o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Mais estratégia para um game que representa o gênero
Nada melhor do que implementar um pouco mais de estratégia para um game que tem isso de sobra. Company of Heroes 3 traz tudo o que a franquia sempre teve de bom, e adiciona um pouco mais. Isso significa que as categorias e tipos de unidades continuam cada um com suas vantagens e desvantagens. E o jogador controla as unidades por meio de esquadrões, e precisa pensar para conseguir derrotar as forças inimigas. Uma granada em um esquadrão inimigo pode fazer toda a diferença na hora certa.
Uma das novidades é a Pausa Tática, que permite o jogador a pausar o game para dar ordens. Assim, depois de terminar as orientações e voltar ao jogo, as unidades cumprem as tarefas em ordem, o que pode tornar o combate ainda mais eficiente.
Mas o ponto forte mesmo fica para a nova modalidade de campanha, que coloca o jogador em um mapa tático, no estilo Civilization, e controla unidades entre companhias por terra, água ou céu, para vencer as batalhas. Aqui, o gameplay se torna bastante variado e com grande abertura para personalização. Prefere detonar tudo com bombardeios aéreos? Avançar pela costa com barcos? Tomar cidades com esquadrões de soldados ou tanques? Fica a seu critério.
O que Company of Heroes 3 tem de melhor?
A jogabilidade clássica da franquia: Tudo o que os games da série tem de identidade, está aqui. Unidades distintas e prontas para serem usadas em situações diferentes – que vão desde artilharia, metralhadoras, bazucas, equipe de assalto, engenheiros, veículos, tanques e suporte de aviões, por exemplo. Além disso, a conquista de pontos para ganhar suprimentos, recrutamento, defesas, construções e, claro, a qualidade gráfica e técnica.
Estratégia de sobra para usar nas batalhas: Há um atirador de elite na torre. O que você faz? Usa um kit de explosivos e lança tudo abaixo? Atira com o tanque? Usa seus mercenários para adentrar a construção e limpar tudo? Coloca tudo em chamas com seus engenheiros? Há muitas situações em que o jogador precisa pensar em como agir, para tirar o melhor proveito de suas tropas. E agora, não só na batalha em tempo real, mas também com pausa tática e um mapa estratégico cheio de possibilidades.
Variedade de mapas detalhados: entre as muitas fases que é possível jogar, seja na campanha ou no modo multiplayer, todos os mapas são feitos com muitos detalhes e dão toda a graça da batalha – já que grande parte da estratégia consiste em usar terrenos para vencer embates.
Momentos históricos: O game serve também para aprender um pouco sobre história. Afinal, tudo é inspirado em conflitos reais, que aconteceram na Segunda Guerra. Melhor ainda, porque são conflitos não tão populares. Então representa algo novo, e não aquilo que já estamos cansados de ver em filmes, séries e outros games.
Campanha ou multiplayer: A extensa campanha vai te prender por dezenas de horas. E quando acabar ela, dá ainda para jogar mapas de escaramuça em multiplayer, seja aliado com outros jogadores em modo cooperativo, ou competitivo. Isso dá um fator replay muito alto para o jogo.
O que pode melhorar?
Pequenos bugs: Há alguns bugs pequenos durante o jogo, como esquadrões que não se movimentam no caminho correto que deveriam, e acabam se enfiando na linha de frente e encontram a morte. Além disso, experimentamos alguns problemas gráficos e de renderização. Mas isso foi resolvido após configurações na parte gráfica. Não chega a ser nada horrível, e são coisas que podem facilmente ser resolvidas com atualizações, algo que a desenvolvedora se compromete a lançar continuamente para aprimorar o gameplay e o jogo em geral.
Conclusão
Company of Heroes 3 é um dos melhores jogos de estratégia disponíveis no mercado. Isso porque ele pega a fórmula clássica de seu sucesso e aprimora, tornando o game ainda mais atrativo e diversificado. É pura diversão para os antigos fãs, e certamente renderá ótimos momentos para quem ainda não conhece a série.
Nota:
Veja mais sobre o game no site oficial.
Leia mais sobre games!