Sentimentos como empatia, altruísmo, justiça e cooperação parecem ser exclusivos de nós, humanos, não é mesmo? O primatólogo holandês Frans De Waal nos explica que não, o comportamento moral é inerente aos diferentes mamíferos.

Em uma palestra para o TED Talk em 2011, o renomado biólogo exibiu alguns dos experimentos comportamentais que realizou com elefantes, chimpanzés e bonobos da África, para mostrar como estas espécies possuem diferentes graus desses traços, principalmente em relação à cooperação entre eles, empatia e reciprocidade para garantir que tudo seja justo.

Waal esclarece uma dúvida recorrente: como se aprende o que é certo ou errado? Através da religião? Com este estudo, ele nos mostra que a origem dessas características morais são intrínsecas em diferentes mamíferos do reino animal, assim como em nós, e que elas são mais antigas do que qualquer religião.

“Muita gente acredita que a moral vem de Deus e da religião, e, portanto, é algo novo, já que as religiões são recentes. Acho isso muito difícil de imaginar, porque nossa espécie é muito mais antiga. Não consigo imaginar que, 100 mil anos atrás, as pessoas não tivessem um sistema moral, não punissem quem se comportasse mal ou não tivessem senso de justiça. Eu afirmo que a moral é mais antiga que a nossa espécie. E é muito mais antiga que as nossas religiões atuais. E, de fato, seria de se esperar que isso fosse óbvio. E Darwin já tinha dito coisas assim, mas, nos últimos 50 anos, nos esquecemos disso”, ele explica.

Assista a palestra no player abaixo, com legendas em português.

O comportamento moral em animais

 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pin