O Bosch Parade acontece anualmente na Holanda como celebração dos quadros de Hieronymus Bosch e o seu fascínio pelo fantástico e absurdo. O evento flutuante ocorre nas margens do Rio Dommel em uma mistura de poesia e estética.
Segundo os organizadores, o evento é “um espetáculo de arte teatral e musical sobre a água”, atraindo milhares de visitantes à cidade de ‘s-Hertogenbosch, onde Bosch nasceu.
As exposições criativas e artísticas flutuam ao longo do rio, representando figuras temáticas dos quadros do pintor. Os espetáculos incluem nadadores, acrobatas, cantores e até voluntários podem participar caracterizados.
Conhecido por suas pinturas simbólicas, com representações horríveis sobre a vida após a morte e os desejos e medos humanos, as quais ele ilustrou de maneira não convencional em sua época, Bosch também foi o primeiro a dar destaque às pessoas comuns e suas experiências cotidianas em suas obras. Por isso, o desfile convida a todos que quiserem participar ativamente do desfile.
A edição de 2019 apresentou uma história em evolução sobre “poder e forças opostas, batalha e reaproximação, caos e esperança”. O evento trouxe uma performance musical tocada em um piano parcialmente submerso e uma apresentação de duas pessoas tocando enormes chifres.
Acompanhe o Bosch Parade pelo site oficial, Instagram e YouTube. Confira algumas fotos da última edição do evento.
Leia também: Obras de arte históricas ganharam vida em desfile no Japão